Estudantes se aventuram na navegação do Visão Costeira de São Sebastião

Costa Norte
Publicado em 21/10/2011, às 09h07 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h49

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Quase 300 estudantes da rede municipal de ensino de São Sebastião já se aventuraram na navegação do ‘Visão Costeira’. O projeto, desenvolvido pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente), tem por objetivo percorrer o município via mar. Nesse tempo, os estudantes têm a oportunidade para constatar os processos de ocupação antrópica, desenvolvimento urbano e a atual condição ambiental do percurso.

O trabalho, segundo os responsáveis pelo projeto, é realizado por meio de ferramentas de medição e os alunos fazem fotografias e vídeos ao longo de todo o trajeto.

Nesta 5ª navegação, o ‘Visão Costeira’ contou com a presença de 52 alunos e 7 professores da EM Profª Luisa Helena de Barros,  do bairro de Barequeçaba. Ao todo já passaram pelo projeto 3 escolas e 285 alunos.

Saída

A escuna sai da praia de São Francisco em direção ao Farol do Moleque, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, com partida, na sequência, à Ponta das Canas, em Ilhabela, passando pelo canal de São Sebastião.

O secretário da pasta, Eduardo Hipólito lembra que é no percurso que os estudantes podem desfrutar da diversidade ambiental do município, isto, ao passar  por mangues, praias, costões rochosos, entre outros ambientes.

Segundo ele, é comum os flagrantes ambientais com animais marinhos.

Realidade

Hipólito também não descartou a possibilidade do grupo se deparar com a realidade negativa provocada pela péssima conduta da população por conta da falta de educação ambiental, apesar desta ser divulgada com certa freqüência.

Princípios

Um dos princípios da expedição é comparar o material de coleta do passeio com os dados que a Secretaria possui. Toda a atividade costeira e oceânica deparada pelos estudantes ao longo do percurso será catalogada e documentada.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!