Ernane retoma negociações com Estado sobre Hospital Regional

Costa Norte
Publicado em 10/12/2011, às 06h03 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h30

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Uma comitiva sebastianense reuniu-se na manhã desta terça-feira (06) na Secretaria Estadual da Saúde, em SP, para um encontro com o secretário da pasta, Giovanni Guido Cerri, em mais uma tentativa de viabilizar a construção de um Hospital Regional, em São Sebastião. O grupo, liderado pelo prefeito Ernane Primazzi (PSC) foi composto pelo secretário municipal da Saúde, Aldo Conelian, e o adjunto, Antonio Carlos Nisoli, além do deputado estadual José Domingos Bittencourt (PSD) e o representante do PHS sebastianense, Diogo Nascimento.

Compromisso A ideia, segundo o chefe do Executivo sebastianense, é fazer cumprir o compromisso do governador Geraldo Alckmin (PSDB), firmado em campanha. “Durante sua campanha para governador, Alckmin assumiu diante de nós, prefeitos de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, que construiria um Hospital Regional, em São Sebastião, para atender as necessidades de Ubatuba a Ilhabela e de São Sebastião, da Costa Sul até Bertioga”, explicou Ernane.

Estudo A equipe técnica da Secretaria Estadual vem estudando regionalmente a situação e, de acordo com o secretário Giovanni Cerri, seria mais viável a implantação da unidade em Caraguá, em função dos acidentes com média complexidade da Rodovia dos Tamoios.

Demandas Entretanto, na visão do prefeito de São Sebastião, essa avaliação não estaria tão correta, visto que os números de acidentes com politraumas ao longo da rodovia Rio-Santos do trecho de Bertioga ao centro de São Sebastião; passando por Ilhabela, são superiores aos da Tamoios. Leva-se em conta, ainda, a distância que o acidentado percorreria da Costa Sul e/ou Bertioga até a possível unidade, em Caraguá, em um espaço de 100 a 200 km, sem a estrutura de um Hospital Regional. “Também temos que considerar os atendimentos a pacientes vindos de outros municípios para serem atendidos na hemodiálise, por exemplo. E a procura de pessoas de outras cidades pelos nossos serviços de saúde só aumenta. Sem contar a Temporada, período no qual 100% dos leitos são ocupados”, lembrou o prefeito.

Tratativas Ernane lembrou que em junho deste ano esteve em SP, em outra reunião, com o secretário estadual da Saúde. Na ocasião, o prefeito o atualizou das conversas mantidas entre Estado e município e entregou ao secretário um projeto completo para a construção de um Hospital Regional – documento em conformidade com as exigências do Departamento Regional de Saúde de Taubaté e do então secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barata, falecido em julho de 2010.

Terreno A prefeitura de São Sebastião se encarregaria da obra, construindo o prédio em terreno próprio, no Pontal da Cruz, e repassaria o imóvel ao Governo do Estado para a implantação do hospital. Após a reunião desta terça (06), Ernane e toda a comitiva acreditam que ficou explícita a necessidade de tal estrutura e esperam que secretário e governador se sensibilizem. Com uma resposta positiva, seria possível realizar procedimentos de média e alta complexidade, além de findarem-se as filas de cirurgias vasculares, por exemplo.

Cientes “Eles estão cientes da nossa realidade e fazem estudos de regionalização. Vamos esperar que levem em conta a previsão de crescimento do Litoral Norte, por ser uma região em desenvolvimento na qual é preciso investir previamente”, disse Ernane. “Não podemos ficar aquém do que o Litoral Norte precisa e isso tem que ser feito o mais rápido possível”, reiterou o secretário da Saúde de São Sebastião.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!