Ernane dispara e abre 15 pontos de vantagem do 2º colocado

Costa Norte
Publicado em 15/09/2012, às 06h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h48

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Por Eliana Cirqueira

Candidato a reeleição da prefeitura de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), que disputa esse pleito pela coligação ‘São Sebastião Paz e Desenvolvimento’, abriu 15 pontos de vantagem sobre o seu segundo colocado, que é o ex-prefeito da cidade, Dr. Juan (PMDB), da coligação ‘Seriedade e Trabalho’. Os dados fazem parte de nova pesquisa eleitoral, encomendada pelo JCN (Jornal Costa Norte) e realizada nos dias 12 e 13 deste mês.

Na amostragem, Ernane aparece com 39% das intenções de voto na modalidade estimulada, enquanto Dr. Juan soma 24%. O levantamento foi realizado pela empresa Perfil Pesquisas de Opinião Pública e registrado junto ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), sob o nº SP-00851/2012. A margem de erro é de 4,9% para mais ou menos.

Aumento

Este é o terceiro levantamento de intenções de votos divulgado pelo JCN nos últimos 53 dias, relativos à cidade sebastianense. O atual prefeito, Ernane, vem apresentando ligeiro aumento no desempenho junto ao eleitorado. Na primeira pesquisa, ele contava com 33,3% da preferência do eleitorado, na modalidade estimulada.

3º lugar

Outro que conta com acentuado crescimento é o candidato Felipe Augusto (PSDB), da coligação ‘Nova São Sebastião’, que se mantém em 3º lugar, com um acréscimo de quatro pontos percentuais. Ele estava com 16,9% das intenções de voto, na modalidade estimulada, no dia 28 de julho, e agora aparece com 21%.

Queda

Já o ex-prefeito Dr. Juan tem aparecido com desvantagem e acentuada queda na preferência. Ele estava com 31,8% em julho e, nesta última pesquisa aparece com 24% de apoio dos eleitores, na modalidade estimulada. Os números surpreendem porque a oscilação está acima da margem de erro, que é de aproximadamente 5%.

Demais candidatos

Considerando ainda esta última amostragem, os outros candidatos mantiveram a margem de preferência do eleitorado. Fernando Puga (PT), sem coligação, que somava 2% há mais de um mês está agora com a mesma proporção de intenções de voto. Já João Amorim (PSOL), também sem coligação, caiu um pouco, passando de 1,5% para 1% de preferência.

Aqui, o número de indecisos, brancos e nulos continua na mesma proporção, com 13% dos eleitores. Na pesquisa divulgada pelo JCN no dia 25 de julho, os indecisos estavam em 14%.

Entrevistados

Para realizar a pesquisa, a empresa Perfil Pesquisa de Opinião Pública entrevistou 400 pessoas, num universo de confiabilidade de 95%. A amostragem entrevistou pessoas com mais de 16 anos, moradoras em São Sebastião. Destes, 51% eram mulheres e 49% homens.

Bairros

Os bairros percorridos pela empresa foram: Canto do Mar; Jaraguá; Enseada; Cigarras; Morro do Abrigo; Pontal da Cruz; Enseada; Porto Grande; Arrastão; Pontal da Cruz Deserta; Centro; Vila Amélia; Topolândia; Olária; Itatinga; Topo Varadouro; Praia Grande; Baraqueçaba; Guaecá; Toque Toque Grande; Toque Toque Pequeno; Santiago; Calhetas; Paúba; Maresias; Boiçucanga; Cambury; Baleia; Sahy; Juquey; Una; Engenho; Juréia e Boracéia.

Espontânea

Na modalidade espontânea, o atual prefeito Ernane continua levando vantagem sobre o 2º colocado – Dr. Juan – na pesquisa de intenção de votos. Na pesquisa dessa semana, Ernane está com 30% das intenções de votos. Já Dr. Juan aparece com 20%, com distância de 10 pontos porcentuais do primeiro.

Tendência

A tendência de queda do segundo colocado, em relação às pesquisas anteriores, se mantém. Dr. Juan aparecia com 26,9% das intenções no final de julho e agora está com 20%, uma queda de quase sete pontos porcentuais. Ernane também apresenta sinais de queda na modalidade de pesquisa espontânea, saindo de 31,8% para os atuais 30%, mas dentro da margem de erro. Ainda nesta modalidade, o candidato Felipe Augusto soma 15% de preferência do eleitorado sebastianense, enquanto Fernando Puga totaliza 2%. Amorim volta a aparecer com 1%. Já brancos, nulos e indecisos estão em 32% dos eleitores.

Escolaridade

Um dos fatores que garantem a confiabilidade da pesquisa é o universo pesquisado e definido pelo estatístico responsável. Isso quer dizer que todos os grupos precisam estar representados dentro de uma amostragem. O grau de escolaridade é um dos critérios adotados com essa finalidade.

Na pesquisa realizada em 35 bairros de São Sebastião, as pessoas entrevistadas corresponderam a 51% com até a 4ª série completa; 29% da 5ª série até a 8ª e 20% ensino médio ou superior.

Renda

Outro critério utilizado para garantir a adequada proporção no universo de entrevistado, além de entrevistar o maior número de áreas da cidade possível, é quanto à renda familiar.

Neste critério, o maior grupo é de pessoas com renda familiar de até 2 salários mínimos, que somam 46% dos entrevistados.

Já entre os que possuem de 2 a 4 salários mínimos, essa proporção é de 15%. Os com mais de 5 salários mínimos estão na faixa de 4%. Aqui, os que não têm renda ou não quiseram informar, o valor correspondem a 35%.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!