Abrigo emergencial abriu pela terceira vez, e funciona em parceria com a prefeitura, conforme avaliação da Defesa Civil. Mínima foi de 9,7 graus
O Salão Paroquial da Igreja Matriz localizada no Centro Histórico de São Sebastião (SP) abrigou 33 homens e três mulheres em situação de rua na friorenta noite desta terça-feira, 30. O abrigo emergencial é uma parceria entre a comunidade católica e a prefeitura, sendo aberto conforme recomendações da Defesa Civil com base nas previsões de queda de temperatura. O monitoramento é feito pelo Corpo de Bombeiros e equipes das secretarias municipais.
Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/cnlitoralconectado3 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲
A madrugada foi considerada uma das mais frias do ano, com o termômetro medindo apenas 9,7°, com sensação térmica de 7°. Motivo esse que levou o abrigo a ser formado pela terceira vez. Os animais de estimação da população de rua, também foram abrigados.
Orientadores sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social - Sedes realizam a operação de abordagem, e uma van transporta os atendidos até o abrigo. Os que se recusam a ir recebem cobertores e uma palavra amiga.
Durante a abordagem, as equipes explicam as condições climáticas de frio intenso e a necessidade de acolhimento deixando a escolha por parte de cada pessoa.
Na igreja, os abrigados receberam refeição noturna e café da manhã. Já no Creas, eles receberam cuidados com a higiene pessoal como parte complementar da ação.
A busca ativa acontece a partir das 18h pelas ruas da região central e das costas norte e sul.
Estrutura e ocupação
A estrutura foi montada pela prefeitura que destinou cobertores, colchões e café da manhã, enquanto a igreja, por meio da Fraternidade Povo de Rua, administrada pelas Irmãs do Bom Pastor, forneceu a alimentação noturna. .
Todos os protocolos sanitários de combate a pandemia da covid-19 são seguidos durante as abordagens e acolhimento, entre eles o uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel 70%.
Doações
Quem quiser doar alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, sal, entre outros) ou agasalhos (cobertores e colchões). Podem entregar os donativos na tenda da Defesa Civil, que fica montada em frente à Igreja, na praça Major João Fernandes. As doações também podem ser feitas na sede do Fundo Social, na rua Capitão Luiz Soares, 33. Ambas as ações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (12) 3892-4991.
Comentários