RESTRIÇÕES, INFECÇÕES E FALTA DE LEITOS

Em barreira sanitária realizada em São Sebastião (SP) 1 a cada 39 testes dão positivo para Covid-19

Ação foi interrompida na manhã de sábado, 27, a pedido do governo do estado: 1.080 testes foram feitos em 24h

da Redação
Publicado em 27/03/2021, às 15h55 - Atualizado às 16h17

FacebookTwitterWhatsApp
Cidade e região não têm mais leitos de UTI - Reprodução/ Prefeitura de São Sebastião
Cidade e região não têm mais leitos de UTI - Reprodução/ Prefeitura de São Sebastião

A prefeitura de São Sebastião (SP) divulgou que 28 dos 1.080 testes rápidos realizados na barreira sanitária, interrompida na manha de sábado, 27, deram positivos para a Covid-19. O Número representa 2,59% dos casos e aponta uma infecção a cada 39 pessoas abordadas. A região e o estado estão na fase emergencial do Plano São Paulo desde o último dia 15.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/LITORALNORTEINFOs E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O bloqueio na divisa com Bertioga durou 24h, até ser suspenso pelo governo do estado em razão do congestionamento de 10km, algo em torno de seis horas, na Rodovia Rio-Santos (SP-55), único acesso ao Litoral Norte.

Todas as pessoas que apresentaram resultado positivo foram direcionadas a retornar ao município de origem, a procurar uma unidade de saúde e realizar quarentena domiciliar.

O prefeito Felipe Augusto (PSDB) lamentou a decisão e recomendou as pessoas a evitar deslocamentos desnecessários.

“O megaferiado de São Paulo está trazendo milhares de pessoas para nossa cidade e precisamos continuar lutando contra a disseminação do vírus aqui, principalmente desta nova cepa. O sistema de saúde de toda região já colapsou, por favor, fiquem em casa, protejam-se”, disse.

24 Horas de ação

O bloqueio sanitário contou com a colaboração de servidores públicos, policiais militares e alunos da ETS Escola Técnica.

Na ação, os veículos com placa de outras cidades eram abordados e todos os passageiros recebiam orientação quanto à pandemia, respondiam a um questionário para controle epidemiológico, tinham a temperatura corporal verificada e realizavam um teste rápido para Covid-19.

Também era feita a desinfecção dos pneus com uma solução à base de hipoclorito de sódio, produto químico que combate a estrutura molecular do coronavírus.

O bloqueio sanitário ajudou a impedir que pessoas contaminadas com a doença entrassem na cidade, restringindo a propagação da doença.

Números de São Sebastião

Desde o início da pandemia, 7.057 dos 88.980 moradores foram infectados pela Covid-19, 92 deles infelizmente faleceram. No momento 33 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva de São Sebastião e no Hospital Regional do Litoral Norte montado em Caraguatatuba. A região não tem leitos para atender novos pacientes no momento.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!