TEMPORAL

Defesa Civil de São Sebastião atende mais de 20 ocorrências após mais de 200 milímetros de chuva

Nas últimas 24 horas foram registrados 204 milímetros de chuva, com maior intensidade na costa sul do município

DA REDAÇÃO
Publicado em 13/06/2023, às 21h39

FacebookTwitterWhatsApp
São Sebastião registra estragos após chuvas na manhã de hoje (13) Chuvas intensas em São Sebastião - Reprodução
São Sebastião registra estragos após chuvas na manhã de hoje (13) Chuvas intensas em São Sebastião - Reprodução

A cidade de São Sebastião está em alerta devido às chuvas que caem desde às 20h de segunda-feira (12) e afetam principalmente a sosta sul, onde choveu mais de 200 milímetros.

Durante esta terça-feira (13), as equipes da Defesa Civil atenderam mais de 20 ocorrências que envolveram pontos de alagamento, quedas de árvores em vias públicas e residências, queda de barreiras ao longo da Rodovia Dr. Manuel Hyppólito do Rego (SP-55), além de diversas vistorias.

Na Baleia Verde, o alagamento atingiu a entrada do bairro onde estão em construção as 518 casas populares pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Um dos pontos que precisa de atenção é na serra que liga Boiçucanga e Maresias, com registro de escorregamento de terra. No local, será preciso fazer corte e limpeza para estabilizar o talude.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o radar de São Roque indica áreas de instabilidade fraca a moderada sobre o município e risco de risco de movimento de massas alto, o que requer muita atenção.

Conforme a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 204 milímetros de chuva no bairro Juquehy, 186mm em Boiçucanga, 176mm em Cambury, 175mm em Barra do Una; 150mm em Maresias, 128mm em Toque-Toque Pequeno e 119mm em Paúba, todos na costa sul. Esses volumes são maiores do que o esperado para todo o mês de junho, com 101,1 milímetros.

Para a madrugada, a previsão é de chuva de longa duração e ressaca com ondas de 2,7 metros de altura. Os ventos devem ter rajadas de 53 quilômetros por hora.

Essa previsão de chuva e ressaca devem perdurar até sexta-feira (16). Em caso de emergência ligar para o telefone da Defesa Civil, 199, ou Corpo de Bombeiros, 193.

Ações

Como parte das ações emergenciais, a prefeitura suspendeu as aulas nas escolas situadas na região sul do município, e o transporte escolar dos universitários de Mogi das Cruzes, visando garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação.

Além disso, foi necessário suspender os atendimentos nos postos de saúde de Barra do Sahy, Juquehy 1 e 2, Cascalho em Boiçucanga 1 e 2, devido aos pontos de alagamentos registrados na Vila Sahy, uma das áreas devastadas pelo evento de 19 de fevereiro, quando 64 pessoas morreram.

Com o objetivo de atender às necessidades das famílias afetadas, a prefeitura abriu três pontos de abrigo. Os locais disponibilizados são o Polo II da EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, localizado na Rua João Luiz Faustino, 185 - Juquehy; EM Henrique Tavares de Jesus, na Avenida Adelino Tavares, 301 - Barra do Sahy; e o Ginásio do Cascalho, na Rua Tropicanga, 99 - Boiçucanga.

Visando auxiliar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, o Fundo Social montou kits emergenciais contendo alimentos como feijão, arroz, macarrão, farinha, óleo, entre outros itens. Esses recursos foram obtidos por meio de campanhas, projetos e ações solidárias, com o intuito de garantir o apoio necessário àqueles que foram afetados pelo evento de 19 de fevereiro.

Com a previsão de mais chuvas e a combinação com a maré alta, o escoamento torna-se ainda mais difícil e o solo encharcado propicia a ocorrência de alagamentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!