Costa Sul terá atendimento de ocorrências bem mais rápido

Costa Norte
Publicado em 29/12/2012, às 05h09 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h54

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Moradores de São Sebastião, bem como turistas e veranistas que optarem passar a Temporada de Verão no município, poderão ficar mais tranqüilos no que tange ao atendimento do Grupo de Incêndio do Corpo de Bombeiros. O motivo é a parceria firmada entre a prefeitura e a PM (Polícia Militar) que disponibilizou um caminhão autotanque para reduzir o tempo de resposta em relação às ocorrências de incêndio e salvamento de vítimas de trânsito na Costa Sul do município dentro da ‘Operação Verão 2012/2013’. O veículo tem capacidade para 5 mil litros de água e ficará nas instalações utilizadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), localizada ao lado do pelotão da PM, até o dia 13 de fevereiro. De acordo com o tenente Felipe Leanza Paes, uma equipe de três bombeiros – com revezamento a cada 24h – estará a postos 24h por dia para atender aos chamados.

Relevante Segundo o oficial, a permanência do caminhão na região é extremamente importante para moradores, comerciantes e condutores de veículos automotores. “Uma viatura que sai do centro da cidade leva aproximadamente 1h para chegar até Boiçucanga. Isso é uma perda irreparável para o combate a incêndio”, comentou Paes. “Com o veículo em Boiçucanga, o atendimento é praticamente imediato ou feito em até 15 minutos”, garantiu o tenente. O tempo de chegada durante a Temporada, em especial nas festas de Fim de Ano e o Carnaval, pode ser maior devido ao trânsito, que aumenta consideravelmente, e também pelo fato da estrada ser muito sinuosa e com vários trechos de subida, como a serra entre os bairros de Maresias e Boiçucanga.

Fundamental Quanto aos chamados relacionados aos acidentes de trânsito, a presença do caminhão também é fundamental para o salvamento em razão dele possuir o desencarcerador – um equipamento utilizado pelos bombeiros para retirar vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessita ser cortada.

Pelo orelhão O Corpo de Bombeiros é acionado pelo telefone 193 e a ligação deve ser feita, preferencialmente, de um aparelho público (orelhão) ou fixo. As chamadas realizadas pelo celular, de acordo com o tenente, podem cair em outra cidade e dificultar o atendimento da ocorrência.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!