A praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião, recebeu centenas de atletas e amantes da modalidade, no sábado, 19, durante a primeira edição, no litoral paulista, da corrida K-21. Toda a estrutura da prova foi montada no bar Os Alemão, desde a retirada do kit até a festa de encerramento, onde os atletas puderam entrar em contato com a natureza e aproveitar o final de semana na praia mais badalada da cidade.
A prova foi divida em feminino e masculino, nas categorias 21km e 10km, com aproximadamente 300 atletas inscritos, que enfrentaram os mais variados terrenos entre trilhas, rios, subidas, areia e muita lama causada pela chuva que deixou o percurso ainda mais difícil e desafiador aos competidores.
Para os iniciantes, o desafio foi ainda mais complicado. Alguns corredores da prova de 10km concluíram o percurso após três horas e, mesmo assim, confessaram-se felizes com a performance, a exemplo da professora Mayara Zorzi. Ela se encantou com sua primeira corrida de montanha. “Foi um misto de alegria e exaustão”, disse.
De acordo com Diego Zarba, diretor da Patagônia Eventos, em Maresias, os atletas vivem o espírito K-Series de forma perfeita: “Sempre temos muito a melhorar, mas saio daqui muito feliz em receber os elogios e sorriso dos corredores”. Para a vencedora do K-21 feminino, Cilene Sophya Santos, a prova foi “maravilhosa, porém muito dura”. De acordo com ela, o percurso lindo e a ótima sinalização fizeram da corrida uma prova perfeita. “É impressionante como me supero em cada etapa do circuito. Cheguei emocionada em correr olhando para o mar. A K-21 está de parabéns mais uma vez”.
O secretário de Esportes Fábio Lopes marcou presença no evento. “Parabenizo a todos os atletas que participaram desta prova, e já afirmo que São Sebastião estará de portas abertas para a realização do evento no próximo ano”, declarou, observando que a prova não movimentou apenas o meio esportivo com a chegada de atletas de vários lugares. “Podemos dizer que o evento tem também uma importância turística, pois a cidade esteve cheia na sexta-feira, durante a festa de abertura, no dia da prova propriamente dito, bem como no luau realizado após o evento”.
Preservação
A preocupação ambiental fez parte da etapa. Com o apoio do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar), a K-21 Maresias seguiu todas as regras de preservação ambiental, como por exemplo, o recolhimento de todo o lixo logo após a prova e a retirada de todas as placas sinalizadoras do percurso em menos de 24h. Todos os atletas que concluíram o percurso e cruzaram a linha de chegada receberam medalhas de participação e os três primeiros colocados, de cada categoria, troféus. A próxima etapa da competição (K-42) também será no litoral paulista, dia 30 de agosto, em Ubatuba. A realização da prova foi da Patagônia Eventos e E2X Esporte e Entretenimento, com apoio da Secretaria de Esporte da cidade.
Comentários