Cidade do Litoral Norte paulista apresenta clima tropical úmido e costuma ter menos dias nublados durante o ano em comparação com outras cidades litorâneas do estado
São Sebastião, no litoral de São Paulo, é conhecida por suas famosas e belas praias, além de um Centro Histórico pra lá de charmoso. Mas você sabia que a cidade do litoral norte de São Paulo é um dos locais em que menos chove no litoral paulista?
Quer saber mais sobre como é o clima de São Sebastião durante o ano? O Portal Costa Norte entrevistou Rodolfo Bonafim, consultor em Climatologia, Astronomia e Geologia da ONG Amigos da Água, de Santos, que nos contou um pouco das características do clima sebastianense.
São Sebastião está localizada um pouquinho abaixo do Trópico de Capricórnio, que corta o estado de São Paulo mais ou menos na altura de Sorocaba, no interior. Bonafim explicou que rigorosamente o clima da cidade seria o subtropical, mas como a diferença de latitude da cidade para o Trópico é pequena, na prática o clima de São Sebastião é o tropical úmido.
Leia também: São Sebastião: 100 km de lindas e famosas praias te aguardam
Ainda segundo Bonafim, a média de temperatura anual na cidade é de 23 graus. De uma forma geral, o clima na cidade do Litoral Norte é um pouco mais quente comparado com o da Baixada Santista. Um exemplo disso ocorre nos meses de julho e agosto. Enquanto na Baixada Santista ocorre o fenômeno chamado “neblina de mar”, que é quando massas de ar quente vindas do interior do continente encontram a lâmina fria da água do mar, entre São Sebastião e Ubatuba, a água do mar não fica tão fria, o que não colabora para a formação de neblina. Elas até acontecem eventualmente, em anos em que o inverno é mais rigoroso, mas não com a frequência observada na Baixada Santista.
Bonafim nos contou que o mês mais quente do ano em São Sebastião é fevereiro, seguido por janeiro. Já o outono é marcado por temperaturas agradáveis, entre os 19 e 29 graus, e dias de céu claro. A previsão do tempo para essa época é ideal para passeios e, para quem ama fotografia, registrar muitos clicks da praia.
O consultor chama a atenção para uma característica do clima de São Sebastião. Apesar de chover bastante e de o município ser cercado por morros, a região central da cidade é um dos locais em que menos chove na faixa litorânea de São Paulo, muito pelo fato de estar mais distante da Serra do Mar. Na região de praias badaladas, como Maresias, Boiçucanga e Barra do Una, por exemplo, a proximidade com a Serra do Mar faz com que chova mais nesses locais.
Bonafim lembra também que não existe estação seca no litoral paulista. Mas os meses de julho e agosto tendem a ter menos chuva em toda a região.
Já a primavera é uma estação de transição, registrando temperaturas um pouco mais altas. Mas estamos em tempos de La Niña (fenômeno que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico próximo a Linha do Equador), e com ela, a primavera acaba registrando temperaturas mais amenas e até períodos frios e chuvas mais abundantes.
Outro fato curioso sobre o clima de São Sebastião que Bonafim nos contou é que a cidade tem menos dias nublados durante o ano quando comparado com as cidades da área central do litoral paulista (de Praia Grande até Bertioga).