O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Sebastião iniciará no próximo mês a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. A meta da Sesau (Secretaria da Saúde), é imunizar cerca de 12 mil animais mediante ação de duas equipes instaladas em postos fixos por toda a extensão do município. De acordo com a veterinária Wânia Moreira, chefe da divisão de Zoonoses e Vetores, a ação começará no dia 14 de maio pelo bairro de Boracéia, na Costa Sul, simultaneamente com o Canto do Mar, na Costa Norte. A previsão de encerramento é para o dia 04 de junho, no Guaecá e Barequeçaba, ambos na Costa Sul, e na Estrada da Limeira, na Costa Norte.
Pode e deve De acordo com Wânia, qualquer cão e gato com mais de três meses de idade pode e deve ser vacinado, inclusive cadelas que estejam prenhas. “A raiva é uma doença letal, transmitida ao homem pela mordedura, arranhadura ou até mesmo lambedura, permitindo o contato com a saliva de animais domésticos [cães e gatos] e silvestres [morcegos, macacos e raposas]”, detalhou a veterinária. “E é causada pelo vírus Rhabdovirus, que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado”, acrescentou.
O cão que atacar uma pessoa deve ser observado por 10 dias, para que sejam procurados sintomas da doença Serviço: A vacinação é gratuita.
Comentários