COMBATE A DENGUE

Casos de Chikungunya aparecem em Boiçucanga e prefeitura alerta

Ações contra propagação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika iniciarão na próxima semana afim de conscientizar a população

Da redação
Publicado em 18/06/2021, às 13h51 - Atualizado às 15h01

FacebookTwitterWhatsApp
Casos de Chikungunya aparecem em Boiçucanga e prefeitura alerta - Foto: lirtlon/iStock
Casos de Chikungunya aparecem em Boiçucanga e prefeitura alerta - Foto: lirtlon/iStock

A prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SESAU), identificou dois casos positivos e quatro suspeitos de Chikungunya em Boiçucanga. Para evitar a propagação da doença no bairro e município, está organizando uma ação integrada, envolvendo várias secretarias e organizações civis, para a próxima semana, de 21 a 25 de junho, das 8h às 15h.

Com o nome de UniAção, o evento envolverá, além da Saúde, as Secretarias de Educação (SEDUC), Meio Ambiente (SEMAM), de Serviços Públicos (SESEP), a Fundação de Saúde Pública (FSPSS) e associações de moradores, como o Instituto Organização Brasileira de Inclusão (OBI), que ajudarão na divulgação à comunidade.

Entre as ações, estão vistorias às residências próximas aos casos positivos e suspeitos de Chikungunya, realizadas por Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que passarão orientações aos moradores sobre a doença e o seu controle; limpeza de áreas públicas e operação “Cata-treco” para retirada de materiais que os munícipes não utilizam mais, evitando que se tornem criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika.

Também será feita nebulização nos domicílios das áreas próximas aos casos positivos e suspeitos; fiscalização para limpeza de terrenos baldios; distribuição de informativos sobre prevenção ao Aedes aegypti e divulgação sobre o evento durante as aulas on-line.  

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticias4 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A prefeitura lembra que, para a ação ser eficaz, é necessária colaboração da população com a limpeza de quintais e a eliminação de criadouros do mosquito. Apesar de não haver grande número de casos de Chikungunya no município, existe uma situação epidêmica no litoral sul e baixada santista. O mosquito transmissor é o mesmo da Dengue e não podemos deixar esse vírus se instalar em São Sebastião.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!