Serviço foi contratado nos últimos três meses de 2022, durante a gestão do ex-presidente, vereador Reis
A Câmara de São Sebastião contratou, nos últimos três meses de 2022, um serviço de criação de identidade visual que nunca foi utilizado. Ao todo, 47 serviços foram contratados no período, durante a gestão do ex-presidente, vereador Reis.
As informações são do jornalista Helton Romano. De acordo com a reportagem, a contratação tinha o objetivo de criar logotipo e “personagens representativos”, acompanhados de um manual de utilização da marca. Para realizar o serviço, uma agência de publicidade, do município de Suzano, foi contratada por R$ 37 mil.
Nos layouts, a agência inseriu uma linha ondulada na parte de baixo do brasão de São Sebastião. E só.
Também foram criadas duas personagens, que seriam as novas mascotes da Câmara, segundo a proposta. Trata-se de um mergulhador que traja um escafandro e um peixe com uma combinação das cores verde, vermelha e amarela. As mesmas ‘mascotes’ podem ser encontradas no site www.freepick.com, que oferece esse serviço gratuitamente (desde que cite a fonte), ou pagando determinada quantia (sem a necessidade de atribuir o crédito).
Também foram entregues dois layouts: um de placa para ser colocada na porta dos gabinetes dos vereadores; e outro de cartão de visitas, com os dados de contato da Câmara.
“Por fim, compõe o material apresentado pela Câmara, como sendo entregue pela empresa, um texto sobre evitar ‘a propagação do vírus’. ‘Juntos vamos superar todas as adversidades, nesse momento tão delicado que estamos passando’, diz um trecho da mensagem, que não tem nenhuma relação com serviço de identidade visual”, diz a reportagem.
Vale destacar que a despesa está entre as irregularidades apontadas em relatório do Tribunal de Contas. A fiscalização relata que a Câmara não comprovou a execução do serviço.
Nas redes sociais, o logotipo, na imagem de perfil no Facebook da Câmara, é o mesmo que já vem sendo publicado há mais de dois anos. Também não houve alteração no site ou nos materiais de expediente (folhas, envelopes, carimbos).
As personagens ainda são desconhecidas do público. Na porta dos gabinetes não há nenhuma placa e o cartão de visitas não foi impresso.
A Câmara de São Sebastião informou que os serviços foram contratados na gestão passada e, segundo informações do Departamento Administrativo, os serviços foram entregues e informados ao auditor do TCE, inclusive demonstrado diretamente ao mesmo a adequação, modernização e atualização do layout do site e adequações a LGPD, entre outros serviços contratados.
O Portal Costa Norte procurou o vereador Reis, presidente da Câmara de São Sebastião à época, mas não obteve resposta.
Comentários