Dois espaços culturais foram inaugurados sábado (16), em São Sebastião, como forma de resgate da cultura caiçara: o Centro Cultural Batuíra e o Espaço de Cultura Adélia Barsotti. Os dois ficam na rua Altino Arantes, no bairro São Francisco.
O Batuíra conta com o auditório Beatriz Puertas, com 45 lugares, onde acontecerão apresentações musicais e espetáculos teatrais. Já o Adélia Barsotti conta com área para mostras de artes plásticas local e do Litoral Norte. Adélia Barsotti ficou conhecida pela confecção de cerâmica e como a última paneleira de barro da região. Antes de falecer, conseguiu preservar a técnica dos escravos às futuras gerações.
O prefeito Ernane Primazzi destacou a grande participação do público e falou sobre a importância do resgate da cultura caiçara. “Esses espaços representam tudo que a atividade cultural traz para o ego da comunidade”.
Completo
Além do auditório, o Centro Batuíra também tem a Sala de Música Casemiro dos Santos, que é uma homenagem a um dos tocadores de marimba da Congada de São Benedito. O espaço recebeu o nome de Antonio Bernardino Tavares, o Bigode, que se tornou Rei da Congada.
A Sala de Artes completa o local e traz o nome de Benedita Rosalina Teixeira, de 88 anos. Dona Dita transforma o quintal de sua casa no “Arraiá da Vó Dita” nas festas de julho, um ponto de encontro de amigos.
Expressões artísticas
Para a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, os dois centros culturais serão incentivo para a comunidade participar de atividades como dança, canto e coral. “Todas as expressões artísticas poderão ser concentradas nesse local”, considerou.
Comentários