MEIO AMBIENTE

Alunos do Instituto Verdescola recolhem lixo em manguezal na Barra do Sahy

Estudantes coletaram mais de 50 kg de resíduos sólidos em manguezal na região afetada pelos deslizamentos em São Sebastião durante ação educativa

Da redação
Publicado em 11/05/2023, às 14h40 - Atualizado às 15h02

FacebookTwitterWhatsApp
Professeres e estudantes durante ação de educação ambiental do Instituto Verdescola Alunos do Instituto Verdescola recolhem lixo em manguezal na Barra do Sahy - Imagem: Divulgação / Instituto Verdescola
Professeres e estudantes durante ação de educação ambiental do Instituto Verdescola Alunos do Instituto Verdescola recolhem lixo em manguezal na Barra do Sahy - Imagem: Divulgação / Instituto Verdescola

Alunos do 4º ano do ensino fundamental recolheram 56 kg de resíduos sólidos no manguezal às margens do rio Sahy em uma ação do Instituto Verdescola. “Foi a primeira visita da ONG ao local após a tragédia das chuvas de 19 de fevereiro”, explicou ontem (10) o Instituto. Entre os resíduos sólidos recolhidos na ação ambiental estavam chinelos, garrafas, latas e isopor.

A ação faz parte do cronograma de aulas de Meio Ambiente do Instituto Verdescola dos alunos matriculados no fundamental I e II. Na ocasião, os educadores do Verdescola levaram os alunos em um barco cedido por um barqueiro local para uma aula prática sobre manguezal.

“A gente quer que eles vivenciem de perto e aprendam como funciona o manguezal, que é um dos mais importantes ecossistemas do nosso meio ambiente”, explica o educador Marques Conceição.

Davi Martins de 8 anos, um dos pequenos estudantes, entendeu que o manguezal é um berçário da vida animal. “Eles se reproduzem lá por causa da lama, podem cavar e se esconder de predadores. Esse lixo ia matar os animais”, revelou.

Davi disse que se impressionou com o que encontrou por lá. “A gente encontrou bastante chinelo, pacote de bolacha e brinquedos. Eles devem ter descido com a tragédia, com a lama. Também tinha saco plástico, isopor, latinhas e até tecido”.

Os alunos também fazem parte do projeto Mangue Vivo, que integra as aulas sobre meio ambiente durante todo o ano. No projeto, eles visitam e fazem replantios no manguezal.

Sobre o Instituto Verdescola

O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação desde 2008 na Vila Sahy em São Sebastião no Litoral Norte de São Paulo, que tem como objetivos fornecer atendimento psicossocial, educar e formar crianças e jovens para que tenham autonomia para a vida, conscientizar a população local por meio de ações constantes e efetivas sobre a preservação do meio ambiente e promover parcerias para inclusão e redução da desigualdade social.

Com uma equipe multidisciplinar, oferece atendimento psicossocial, reforço escolar e atividades complementares a 700 crianças e adolescentes, além de cursos de qualificação profissional e ensino técnico para jovens e adultos. Ao todo, são 1.000 alunos por ano. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!