Com o objetivo de revelar talentos no meio fotográfico e despertar a criatividade dos munícipes, a Administração de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), promove o 1º concurso de fotografia ‘Agnelo Ribeiro’.
O lançamento oficial foi feito pelo prefeito Ernane Primazzi (PSC), na noite do último domingo (18), em frente à Sectur. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril. O edital e ficha de inscrição podem ser acessados pelo site oficial da prefeitura e na própria Sectur.
Regulamento
Os interessados em participar do concurso devem ter acima de 15 anos e, no caso dos menores de idade, ter a autorização dos pais. Após o devido preenchimento da ficha de inscrição, ela deverá ser entregue na Sectur, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
As fotografias concorrentes deverão ser inéditas e enfocar aspectos relacionados aos temas propostos: Natureza e Ecologia; Fachadas de Casarões; e Olhar Caiçara – todos no município sebastianense. Os trabalhos que não estiverem vinculados diretamente a estes temas serão desclassificados.
Total de trabalhos
Cada candidato poderá participar com, no máximo, três trabalhos, os quais não serão aceitos em grupo e nem fotos que já tenham sido premiadas em outros concursos. Vale destacar que o campeão de uma categoria estará automaticamente excluído da 1ª colocação nas outras duas.
Premiação
Os primeiros colocados de cada tema receberão como prêmio uma máquina fotográfica digital e certificado. Já os segundos e os terceiros lugares também receberão certificação.
Inspiração
São Sebastião é uma cidade que apresenta uma riqueza de imagens que podem ser materializadas pela fotografia. Ela possui um patrimônio material representado pelas construções coloniais tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como também um patrimônio imaterial precioso, representado pelo imaginário por meio das suas lendas, mitos, música e as manifestações da cultura caiçara.
O município possui, ainda, um conjunto paisagístico originário da Mata Atlântica, rico em belezas naturais com mais de 100 km de praias.
O retratista
São Sebastião deve seu acervo fotográfico-histórico-cultural a Agnelo Ribeiro dos Santos, um afeiçoado por fotografias desde jovem. Apesar de ser um caiçara sebastianense de nascimento, viveu em grandes cidades, como Santos, Ribeirão Preto, entre outras, devido à profissão do seu pai, sêo Antoninho Silveira, que foi fiscal de rendas federal.
Agnelo aprendeu a fotografar na velha máquina de fole com tripé, com as chapas de vidros – nas quais se colocava um pano preto para poder focar e manipular o filme, conhecida também como chapa do tipo “lambe-lambe”. Por onde andava, ele registrava panoramas e flagrantes do dia-a-dia.
Em São Sebastião não perdeu oportunidade e fotografou casas, pessoas e festas de todos os gêneros. Com as obras do Porto, em 1930, Agnelo passou a trabalhar com sua canoa para a firma construtora Civilhidro e registrou todas as fases da obra. Suas fotografias retratam as praias e recantos da cidade; até via aérea, feitas no avião de um amigo.
Por seu espírito de servir ao próximo, o retratista ainda ajudava a comunidade com fotos para documentos.
DADOS:
Serviço: A Sectur fica na av. Dr Altino Arantes (Rua da Praia), 174, centro.
Comentários