São Sebastião perde o caiçara mais antigo da região

Costa Norte
Publicado em 01/04/2016, às 12h25 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h06

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: Divulgação

Prestes a completar mais um ano de vida em 13 de junho, o centenário Benedito José dos Santos, o tio Xará, leva com ele mais um pouco da tradição caiçara da costa sul de São Sebastião. Aos 106 anos de idade e ainda lúcido, porém limitado fisicamente, tio Xará morava em Juquehy e faleceu na noite da última segunda-feira, 28, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).

Nascido em 1909, o caiçara de vida simples trabalhou como lavrador, mas gostava mesmo era de cantar e tocar viola.  Durante muitos anos participou de um grupo de Folia de Reis na companhia de amigos, como o seu Tôco, também de Juquehy, e seu Jordão, da praia da Baleia, ambos também falecidos.

Pela importância para a cultura caiçara, tio Xará também foi um dos personagens escolhidos para o documentário  Pés na Areia – Um retrato da resistência caiçara, produzido pelo também nativo e jornalista Antônio Penedo. Em 2009, quando completou 100 anos, recebeu uma homenagem e mimo das mãos do prefeito Ernane Primazzi, pelo fato de fazer parte da história de São Sebastião, principalmente na área cultural. Viúvo, teve 10 filhos, atualmente, seis estão vivos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!