*Foto: PMSS
Com o aumento da população de rua, em decorrência da temporada de verão, a prefeitura de São Sebastião anunciou ampliação das ações de fiscalização, ao longo do município, junto a esta população carente. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), em conjunto com assistentes sociais, têm promovido abordagens na região central da cidade, para identificar as pessoas em situações de abandono e ver a possibilidade de elas terem oportunidade de retornar às suas cidades de origem.
De acordo com o comandante da GCM, Edson Rosalvo, as operações buscam saber a origem do problema, ou seja, o que os levou a entrar nessa vida e quais suas reais necessidades. “Procuramos saber como chegaram à cidade e se têm vontade de retornar a seus municípios de origem”. Ele explica que, após a triagem, quem procura ajuda é conduzido ao Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas), onde são adotadas as devidas providências para atendimentos e encaminhamentos necessários.
Segundo o comandante, durante as abordagens também é realizada a pesquisa de antecedentes criminais na Divisão de Capturas (DVC), para saber se a pessoa tem passagem pela polícia, se responde por processos ou é procurada pela Justiça. Para obter os dados, a GCM aciona o sistema Infoseg (Informações de Segurança), um cadastro nacional de pesquisas.
Ainda de acordo com Rosalvo, na maioria dos casos há registros de passagem criminal por diversos artigos do Código Penal. “As ações de fiscalização são continuadas e visam o bem-estar social da comunidade”, explicou o comandante da GCM.
Comentários