Jardim Botânico Chico Mendes recebe voluntários e destina metade da produção a uma cooperativa de catadores
Os canteiros do Jardim Botânico Chico Mendes ganharam uma nova finalidade há alguns meses. Desde outubro do ano passado, o programa 'Quem Planta, Colhe' vem utilizando o espaço para o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais, destinando metade da produção aos voluntários e os outros 50% a cooperativas de catadores.
Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteAlerta 📲 Informe-se, denuncie! 🔴
"As pessoas que participam do projeto aprendem sobre agricultura urbana, compostagem, fazem plantio de hortaliças e algumas plantas ornamentais; elas também podem levar parte da produção para casa", explica o chefe da Seção de Educação Ambiental do parque, Victor Nagib.
O programa tem o objetivo de revitalizar o local e dar nova utilidade aos canteiros ociosos. A verba para a compra de uniformes e ferramentas como pás, ancinhos e carrinhos foi fruto de emenda parlamentar de R$ 20 mil, viabilizada pela vereadora Audrey Kleys. Atualmente, o programa conta com 15 participantes, podendo se estender até, no máximo, 20 inscritos, a fim de evitar aglomeração.
"É uma terapia mesmo. Mexer na terra é muito gratificante, uma troca de energia. A iniciativa é muito boa, pois muitas pessoas estão em casa sem fazer nada. Aqui a gente sai da rotina e faz uma coisa diferente pelo menos uma vez por semana. Eu, na verdade, acabo vindo mais vezes, pois molho a horta", disse a fisioterapeuta aquática Maria Cecília do Amaral Marques, 56 anos, que mora do Bom Retiro e é voluntária no parque há quatro. O primeiro contato dela foi com o projeto Horta Ecológica, que funciona há 11 anos, e agora também participa do 'Quem Planta, Colhe'. Ambas as iniciativas são pertencentes ao Programa Composta Santos.
O 'Quem Planta, Colhe' ocorre às terças, das 14h às 17h. Para se inscrever, basta comparecer ao Jardim Botânico (Rua João Fraccaroli s/n°, Bom Retiro), das 8h às 19h, e ir à Seção de Educação Ambiental, onde será aberto um processo e o voluntário precisará assinar termo de compromisso. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável.
O programa segue as normas de prevenção à covid-19, como uso obrigatório de máscara facial, distanciamento de 1,5 metro e disponibilização de álcool em gel, que deve ser utilizado antes e depois das atividades.
Comentários