FIQUE ATENTO

VLT e linhas da EMTU terão alterações a partir de sábado (29), em Santos

Alterações ocorrem por causa de obras da segunda fase do VLT, que chegará às avenidas Conselheiro Nébias, General Francisco Glicério e Afonso Pena

Redação
Publicado em 26/06/2024, às 10h57 - Atualizado às 11h28

FacebookTwitterWhatsApp
Nessa fase, os trabalhos devem encerrar até 29 de julho - Divulgação/EMTU
Nessa fase, os trabalhos devem encerrar até 29 de julho - Divulgação/EMTU

A partir de sábado (29), devido às obras da segunda fase do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em Santos, haverá alteração temporária na operação do sistema entre as estações Barreiros e Porto, além de desvios de itinerário em algumas linhas de ônibus intermunicipais, operadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). 

A expansão das obras do VLT na região central de Santos chegará às avenidas Conselheiro Nébias, General Francisco Glicério e Afonso Pena, para implantação de via permanente. A av. Conselheiro Nébias (sentido centro/praia) ficará interditada entre a praça Almirante Tamandaré (acesso à rua Luiz Gama) e av. Gen. Francisco Glicério; e a av. Afonso Pena/Gen. Francisco Glicério (sentido Ponta da Praia/José Menino) será interditada entre a rua Campos Melo e av. Washington Luiz.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Durante o período de obras, as seguintes linhas metropolitanas farão desvios nos locais interditados: linhas 906, 936, 917, 918, 919, no sentido Santos a Cubatão; e as linhas 927 e 940, no sentido Santos a São Vicente.

O VLT também terá mudanças na programação a partir do dia 29, em decorrência das obras. A operação será feita com transbordo dos passageiros (desembarque e embarque em outro VLT) na parada Conselheiro Nébias, para seguir viagem até a parada Porto.

Nessa fase, os trabalhos na região devem terminar até 29 de julho. A EMTU informou que a população está sendo comunicada das alterações por meio de informativos entregues pela construtora, nos monitores, avisos nos ônibus, site e redes sociais da empresa.  Os horários das partidas do VLT (linha 953) e das linhas de ônibus metropolitanas podem ser consultados pelo site da EMTU e pelo app EMTU Oficial.

Segunda fase do VLT

A Baixada Santista se prepara para receber, neste segundo semestre de 2024, a segunda fase do VLT, na região central de Santos. Serão mais 8km de percurso e 12 estações, interligando a avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. O trajeto será um importante meio de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público.

Gerenciado pela EMTU, o VLT é referência brasileira em mobilidade urbana sustentável. O avanço das obras da segunda fase do sistema de transporte proporcionou a abertura de mais de 200 novas vagas de emprego, revitalizações urbanísticas de vias e melhorias de infraestrutura.

Alternativa 100% elétrica e não poluente, o modal oferece qualidade e conforto aos 6,5 milhões de passageiros por ano que se deslocam entre o terminal Barreiros, em São Vicente, até a estação Porto, em Santos. Além de proporcionar uma viagem silenciosa, tranquila e confortável aos passageiros que se deslocam ao trabalho diariamente, o VLT integra-se à malha cicloviária existente e é também uma excelente opção de passeio para os turistas, já que passa por pontos turísticos e próximo das praias. 

Com informações de EMTU

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!