SHOW DE IMAGENS

Vídeo feito por drone mostra detalhes da Torre do Relógio do Museu do Café, em Santos

Marco da antiga Bolsa do Café, atual Museu do Café, exibe quatro esculturas intrigantes

Esther Zancan
Publicado em 16/03/2022, às 09h04 - Atualizado em 17/03/2022, às 14h33

FacebookTwitterWhatsApp
Com 40 metros de altura, a torre possui quatro esculturas de figuras humanas Vídeo feito por drone mostra detalhes da Torre do Relógio do Museu do Café, em Santos Close da Torre do Relógio, do Museu do Café, com o Porto de Santos ao fundo - Reprodução/Tadeu Nascimento
Com 40 metros de altura, a torre possui quatro esculturas de figuras humanas Vídeo feito por drone mostra detalhes da Torre do Relógio do Museu do Café, em Santos Close da Torre do Relógio, do Museu do Café, com o Porto de Santos ao fundo - Reprodução/Tadeu Nascimento

Um vídeo produzido pelo perfil do Instagram @drone.rrv mostra imagens incríveis de um ícone da cidade de Santos: a Torre do Relógio do Museu do Café.

Com 40 metros de altura, o que é o dobro da altura do prédio que abrigou a histórica Bolsa do Café, a torre possui quatro intrigantes esculturas de figuras humanas.

Assista ao vídeo e veja em detalhes:

As esculturas simbolizam a indústria, o comércio, a agricultura e os navegantes. O relógio suiço lá no alto era o responsável por convocar para as sessões do pregão.

Já as tais esculturas de figuras humanas são de autoria do escultor belga Adrien Henri Vital van Emelen, que possui obras também no Mosteiro de São Bento e no Museu Paulista (Museu do Ipiranga), na capital paulista.

Cada estátua possui 4,5 metros de altura e são voltadas aos pontos cardeais. São três homens e uma mulher. A mulher representa a agricultura. Já as esculturas masculinas são referentes ao comércio, indústria e aos navegantes.

Museu do Café

O Palácio da Bolsa do Café foi inaugurado em 1922 e era um símbolo da força da elite cafeeira de São Paulo. 

A arquitetura do prédio é eclética, combina diferentes estilos arquitetônicos, onde predominam o neoclássico e o barroco.

O Salão do Pregão com certeza é a mais bela joia do conjunto e chama a atenção pela imponência. O espaço conta com um vitral e três suntuosas telas do pintor paulista Benedicto Calixto. 

Os pregões de café aconteceram ali por mais de duas décadas. Nos anos 1950, eles foram transferidos para a cidade de São Paulo. Na década de 1970 o prédio foi abandonado e apenas em 1998 foi reaberto como o Museu do Café, após passar por uma ampla restauração.

O Museu do Café está funcionando de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria acontece às 17h). Já a Cafeteria do Museu recebe o público de terça a sábado, das 9h às 18h, e nos domingos e segundas, das 10h às 18h.

É necessário apresentar o comprovante de vacinação (digital ou físico) para entrar no edifício – tanto para aqueles que planejam visitar a cafeteria, quanto para quem deseja conhecer as áreas expositivas.

Os ingressos para visitação no Museu do Café custam R$10,00. Estudantes e terceira idade pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita.

Mas se você ficou muito curioso e não consegue esperar até uma oportunidade de ir até o museu, pode também fazer um tour virtual pelo local.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!