RESGATE ANIMAL

Vídeo | "Baleia" encalha em Santos e operação de resgate dura mais de 4 horas

A "baleia" na verdade era um golfinho da espécie cachalote-pigmeu, com quase 3 metros de comprimento; estado do animal é considerado grave

Da redação
Publicado em 03/07/2023, às 09h47 - Atualizado às 11h10

FacebookTwitterWhatsApp
Golfinho é uma fêmea juvenil de aproximadamente 2,80m de comprimento Vídeo | "Baleia" encalha em Santos e operação de resgate dura mais de 4 horas Golfinho já fora do mar recebendo atendimento - Divulgação/Prefeitura de Santos
Golfinho é uma fêmea juvenil de aproximadamente 2,80m de comprimento Vídeo | "Baleia" encalha em Santos e operação de resgate dura mais de 4 horas Golfinho já fora do mar recebendo atendimento - Divulgação/Prefeitura de Santos

Uma cena impressionante foi flagrada na praia do José Menino, em Santos, na manhã de domingo (2): o que aparentava ser uma baleia encalhada a cerca de 30 metros da faixa de areia, na verdade era um golfinho da espécie popularmente conhecida como cachalote-pigmeu (Kogia breviceps). O estado do cetáceo é considerado grave. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o sofrimento do animal:

Foi montada uma operação especial para resgatar o golfinho, que durou mais de quatro horas. O Corpo de Bombeiros acionou o Instituto Gremar para prestar atendimento ao animal. A equipe do Gremar chegou ao local por volta das 11h da manhã e contou com apoio operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) também manteve-se em contato com a equipe de resgate para eventual apoio.

Veterinários e técnicos de campo permaneceram no mar, onde o animal foi medicado e estabilizado, por mais de quatro horas. Em seguida, o golfinho foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá.

Segundo informações da prefeitura de Santos, o golfinho é uma fêmea juvenil de aproximadamente 2,80 m de comprimento, com uma lesão na região da cauda e aparentemente com marcas de interação com rede de pesca. O estado do animal é considerado grave.

Golfinho estava com uma lesão na região da cauda e aparentemente com marcas de interação com rede de pesca Vídeo | "Baleia" encalha em Santos e operação de resgate dura mais de 4 horas Golfinho sendo retirado do mar (Divulgação/Prefeitura de Santos)

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas vivas, debilitadas ou mortas, na faixa entre São Vicente e Bertioga, entre em contato com o Instituto Gremar pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. Para casos em Santos, é possível ainda comunicar a GCM pelo 153 ou também a Polícia Ambiental pelo 3348 4750.

Leia também: Pinguim encontrado em Praia Grande segue em reabilitação em Guarujá

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!