Brevemente será possível circular pelo Centro Histórico de Santos – considerado o maior porto exportador de café do mundo - saboreando um gostoso cafezinho, a bordo de bonde com cafeteria. E depois conhecer mais 2 novidades: o Museu Vivo Internacional do Bonde e o Museu Ferroviário. Numa parceria entre a prefeitura e o Museu do Café, o bar será instalado no veículo doado pela cidade italiana de Turim, que o utilizava como restaurante. Climatizado e devidamente adaptado, contará com novos bancos, mesas e balcão, onde serão servidos diversos tipos de cafés, os mesmos que são comercializados na Bolsa Oficial do Café, da cidade. Externamente será decorado com motivos alusivos à famosa rubiácea, como folhas, grãos e sacas de exportação do produto. A previsão é que a unidade comece a circular no início de 2012.
Projetos Na cerimônia realizada no último dia 23, em comemoração ao Dia do Bonde e aos 11 anos da inauguração da linha turística, o prefeito João Paulo Papa (PMDB) apresentou, ainda, o projeto do Museu Vivo Internacional do Bonde Roberto Mehanna Kamis, que funcionará no Armazém 12 A. Sua estrutura foi retirada do cais, remodelada e remontada ao lado da Estação do Valongo. Segundo o projeto, além do Museu do Bonde, o local receberá o Museu Ferroviário. Juntos, terão espaços para exposições que contarão um pouco da rica história desses veículos na cidade e no país.
Revitalização O armazém também abrigará uma oficina de carpintaria e mecânica para formar mão de obra capaz de trabalhar na recuperação dos bondes. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de parceria entre o município, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a empresa Noble. Para o prefeito, a volta do bonde ajudou a alavancar o projeto ‘Alegra Centro’, pontapé inicial para a revitalização da região. "Com a criação da linha turística e agora do Museu do Bonde, queremos que Santos seja reconhecida como referência mundial na preservação da memória do bonde", disse Papa.
Comentários