Variações climáticas dos últimos milênios abrem o XIV Simpósio de Biologia Marinha da Unisanta

Costa Norte
Publicado em 08/07/2011, às 09h53 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h19

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Com a palestra ‘Antártica - Um oceano abaixo de zero’ (ecossistema antártico), variações climáticas dos últimos milênios e as fronteiras da ciência marinha polar, o XIV Simpósio de Biologia Marinha da Unisanta, em Santos, iniciou suas atividades, na noite desta segunda-segunda (04).

O palestrante da abertura e oceanógrafo, André Belém, faz parte de um grupo que acredita que não estamos em um aquecimento global e sim uma glaciação.

Ele é pesquisador de geoprocessamento, perfuração e prospecção de petróleo, já participou de 10 expedições na Antártica, além de ter desenvolvido pesquisas no programa antártico dos governos brasileiro (Proantar), americano (Polar Program – National Science Foundation) e alemão (Joint Global Ocean Flux Study), quando desenvolvia projetos de mestrado e doutorado, este último título obtido no Alfred Wegener Institut, na Alemanha. Atualmente, é gerente operacional do Projeto Ressurgência, na Universidade Federal Fluminense.

O simpósio, que encerrou na sexta (08) contou com mais de 500 participantes de 11 Estados brasileiros. Todo o material do evento foi de papel reciclado, plástico reutilizado e garrafas Pet.

Programação

Entre as atividades destacou-se a ‘Mesa-Redonda Perspectivas das atividades de Porto e Mar’, que discutiu todas as questões que envolvem a ampliação do Porto de Santos como: danos e recuperação do meio ambiente local, empregos e oportunidades que serão criados, os programas de educação ambiental, os impactos produzidos nas redes de malha viária e hoteleira.

Também teve as palestras ‘Ferramentas Moleculares Aplicadas à Gestão Pesqueira’, a cargo do mestrando Rodrigo Rodrigues Domingues, do Instituto de Pesca – APTA – SAA – SP; ‘Animais Marinhos Venenosos e Peçonhentos’, pelo mestrando Mateus Marcos Rotundo, curador do Acervo Zoológico da Unisanta; ‘Nas Lentes no Mundo Marinho’, com o diretor geral do programa Mundo Marinho, Adrian Martino, e ‘Biologia e Conservação de Baleias Francas’, pela coordenadora do Instituto Baleia Franca, Mônica Pontalti.

Ainda foram abordados os temas ‘Ecotoxicologia Aquática’ e ‘Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos’ com ênfase em Aves, mamíferos e quelônios, com a mestre Andrea Maranho, do Gremar de Guarujá.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!