ERA EMBOSCADA

Usuária chama Uber para estranhos e descobre que eles sequestraram motorista no litoral de SP

Corrida foi registrada entre Santos e São Vicente. Mulher afirma que, de boa-fé, chamou Uber para três jovens durante noite chuvosa por ter ficado com pena, mas começou a desconfiar quando percebeu desvio de rota. Empresa lamentou violência, disse que está à disposição das autoridades e que desativou conta da usuária

Da redação
Publicado em 11/07/2023, às 09h55 - Atualizado às 15h38

FacebookTwitterWhatsApp
Segundo informações, carro do motorista também foi roubado durante sequestro relâmpago capa - Mulher chama Uber para estranhos e descobre que eles sequestraram motorista no litoral de SP Sedan branco - Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Segundo informações, carro do motorista também foi roubado durante sequestro relâmpago capa - Mulher chama Uber para estranhos e descobre que eles sequestraram motorista no litoral de SP Sedan branco - Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Uma mulher de cerca de 30 anos afirma que, sem saber, enfiou um motorista de aplicativo em uma emboscada na madrugada de domingo (9) entre Santos e São Vicente, litoral de SP. Ela conta que, de boa-fé, chamou um veículo por aplicativo para três jovens desconhecidos e, ao acompanhar a corrida via celular, suspeitou da mudança de trajeto e chamou a polícia.

Horas depois, ela acabou descobrindo que o motorista havia sido vítima de sequestro relâmpago perpetrado pelos mesmos jovens para os quais ela pediu o veículo. Contatada nesta terça-feira (11), a Uber lamentou o caso, disse que está à disposição das autoridades e que desativou a conta da usuária.

O que aconteceu

A mulher relatou o episódio em uma página regional nas redes sociais na tarde de ontem. Ela afirma que ao chegar de carona no prédio onde mora [em Santos] por volta de 4h da madrugada, três jovens perguntaram se o motorista era por aplicativo e se ele poderia levá-los até um bar próximo. O motorista se recusou.

“Uns segundos depois, eles me chamaram e imploraram para eu chamar um Uber, pois estavam lá há muito tempo e não tinham o app. Como estava chovendo, fiquei com pena e acabei chamando”, justifica a mulher no relato. A reportagem não conseguiu contatá-la.

Acompanhando o percurso pelo aplicativo, ela afirma na postagem que desconfiou de uma mudança de trajeto e, sem conseguir falar com o motorista, chamou a polícia. “O motorista alterou a rota. Liguei [para a polícia] em torno de cinco vezes para pedir atualização e falaram que não acharam o carro”.

Dados da corrida a que a reportagem teve acesso mostram que o motorista fez um trajeto de cerca de 10 km entre o Marapé em Santos e a Vila Margarida em São Vicente.

Horas depois da corrida, a mulher afirma que conseguiu contato com o motorista que lhe contou que havia sido sequestrado pelo trio. “À noite, consegui falar com ele e ele me contou que foi um sequestro relâmpago. O cara estava armado, levaram ele numa viela, atiraram pro alto e para o chão para intimidar. Levaram celular, carteira e tudo mais, zeraram a conta dele por Pix. Eu me senti sem chão” (sic), revelou ela. 

Por meio de nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que o veículo do motorista foi localizado na rua Cidade de Santos. O caso foi registrado como roubo de veículo, extorsão, localização/apreensão e entrega de veículo na CPJ de Praia Grande. A reportagem ainda não conseguiu identificar o motorista.

O que diz a Uber

A Uber lamentou “que motoristas parceiros sejam alvo da violência que permeia nossa sociedade”. A empresa disse que permanece à disposição das autoridades para auxiliar no curso das investigações "nos termos da lei".

“Segurança é prioridade para a Uber e a empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável. Hoje, uma viagem pelo aplicativo já inclui ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros”, acrescentou a Uber.

A empresa também disse que, assim que tomou conhecimento do episódio, desativou a conta da mulher que solicitou a viagem.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!