Corrida foi registrada entre Santos e São Vicente. Mulher afirma que, de boa-fé, chamou Uber para três jovens durante noite chuvosa por ter ficado com pena, mas começou a desconfiar quando percebeu desvio de rota. Empresa lamentou violência, disse que está à disposição das autoridades e que desativou conta da usuária
Uma mulher de cerca de 30 anos afirma que, sem saber, enfiou um motorista de aplicativo em uma emboscada na madrugada de domingo (9) entre Santos e São Vicente, litoral de SP. Ela conta que, de boa-fé, chamou um veículo por aplicativo para três jovens desconhecidos e, ao acompanhar a corrida via celular, suspeitou da mudança de trajeto e chamou a polícia.
Horas depois, ela acabou descobrindo que o motorista havia sido vítima de sequestro relâmpago perpetrado pelos mesmos jovens para os quais ela pediu o veículo. Contatada nesta terça-feira (11), a Uber lamentou o caso, disse que está à disposição das autoridades e que desativou a conta da usuária.
A mulher relatou o episódio em uma página regional nas redes sociais na tarde de ontem. Ela afirma que ao chegar de carona no prédio onde mora [em Santos] por volta de 4h da madrugada, três jovens perguntaram se o motorista era por aplicativo e se ele poderia levá-los até um bar próximo. O motorista se recusou.
“Uns segundos depois, eles me chamaram e imploraram para eu chamar um Uber, pois estavam lá há muito tempo e não tinham o app. Como estava chovendo, fiquei com pena e acabei chamando”, justifica a mulher no relato. A reportagem não conseguiu contatá-la.
Acompanhando o percurso pelo aplicativo, ela afirma na postagem que desconfiou de uma mudança de trajeto e, sem conseguir falar com o motorista, chamou a polícia. “O motorista alterou a rota. Liguei [para a polícia] em torno de cinco vezes para pedir atualização e falaram que não acharam o carro”.
Dados da corrida a que a reportagem teve acesso mostram que o motorista fez um trajeto de cerca de 10 km entre o Marapé em Santos e a Vila Margarida em São Vicente.
Horas depois da corrida, a mulher afirma que conseguiu contato com o motorista que lhe contou que havia sido sequestrado pelo trio. “À noite, consegui falar com ele e ele me contou que foi um sequestro relâmpago. O cara estava armado, levaram ele numa viela, atiraram pro alto e para o chão para intimidar. Levaram celular, carteira e tudo mais, zeraram a conta dele por Pix. Eu me senti sem chão” (sic), revelou ela.
Por meio de nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que o veículo do motorista foi localizado na rua Cidade de Santos. O caso foi registrado como roubo de veículo, extorsão, localização/apreensão e entrega de veículo na CPJ de Praia Grande. A reportagem ainda não conseguiu identificar o motorista.
A Uber lamentou “que motoristas parceiros sejam alvo da violência que permeia nossa sociedade”. A empresa disse que permanece à disposição das autoridades para auxiliar no curso das investigações "nos termos da lei".
“Segurança é prioridade para a Uber e a empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável. Hoje, uma viagem pelo aplicativo já inclui ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros”, acrescentou a Uber.
A empresa também disse que, assim que tomou conhecimento do episódio, desativou a conta da mulher que solicitou a viagem.
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