FAMA INTERNACIONAL

TV do Japão está em Santos para gravar documentário sobre os bondes e o café

Influência da imigração japonesa na cidade também será abordada no documentário do canal NHK World Japan

Da redação
Publicado em 02/08/2023, às 13h29 - Atualizado às 14h12

FacebookTwitterWhatsApp
Serão produzidos três programas, de 90 minutos, que serão veiculados na TV japonesa até o início do próximo ano TV do Japão está em Santos para gravar documentário sobre os bondes e o café Equipe da TV japonesa em frente a um dos bondes santistas - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Serão produzidos três programas, de 90 minutos, que serão veiculados na TV japonesa até o início do próximo ano TV do Japão está em Santos para gravar documentário sobre os bondes e o café Equipe da TV japonesa em frente a um dos bondes santistas - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Uma equipe do canal de TV japonês NHK World Japan está em Santos para gravar cenas para um documentário sobre trens da América do Sul. Os icônicos bonde santistas, a ligação da cidade com o café e a influência da imigração japonesa serão abordados no documentário.

“A história do café é muito importante, passa pelo Porto de Santos e, pelos trilhos, chega a outras estações. Fazendo pesquisa para o documentário, nos chamaram a atenção os bondes de Santos, que ainda estão em circulação e têm até um vínculo com o Japão, além do início da imigração japonesa no Brasil, que passa por aqui”, explicou o diretor da produção, Sakai Yoshimi, que pretende mostrar essa conexão entre o café, imigrantes japoneses, trens e bondes e a cidade em parte do documentário.

Serão produzidos três programas, de 90 minutos, que serão veiculados na TV japonesa até o início do próximo ano. No Brasil, eles devem filmar também em São Paulo e Paranapiacaba e ainda passar pela Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia.

Para conhecer um pouco mais dos bondes santistas, a equipe fez passeio no equipamento e entrevistou o responsável pela manutenção dos veículos, que contou um pouco da história e do trabalho de restauro e de adaptação que é feito em Santos. “Eles se mostraram muito interessados no número de bondes que temos e na diversidade do nosso acervo, com unidades vindas de vários países”, contou o engenheiro da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Marcos Rogério Nascimento. 

Para conhecer um pouco mais dos bondes santistas, a equipe fez passeio no equipamento TV do Japão está em Santos para gravar documentário sobre os bondes e o café Equipe da TV japonesa em frente ao Museu Pelé, junto a um dos bondes santistas (Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos)

“Ele (o diretor do documentário) é uma pessoa que entende muito de transporte ferroviário e pesquisou bastante. Então, é uma honra ter um profissional internacional conhecendo nosso sistema e se interessando pelo nosso bonde”, afirmou Marcos.

O grupo japonês, que contou com apoio da Santos Film Commission, passeou de bonde, visitou pontos importantes do Centro Histórico de Santos e da orla e deve ainda conhecer o funicular e o Monte Serrat. A equipe fica na região até esta quarta-feira (2).

Leia também: Santos: construção de rampa para bicicletas na passarela da Alfândega é aprovada

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!