PAQUETÁ

Túmulos históricos em cemitério de Santos passam por manutenção

Sepulturas são de figuras históricas como o pintor Benedicto Calixto e o poeta Vicente de Carvalho

Da redação
Publicado em 17/06/2023, às 09h17 - Atualizado às 09h21

FacebookTwitterWhatsApp
Entrada do Cemitério do Paquetá, em Santos Túmulos históricos em cemitério de Santos passam por manutenção Entrada de cemitério - Imagem: Divulgação / Nathalia Filipe / Prefeitura de Santos
Entrada do Cemitério do Paquetá, em Santos Túmulos históricos em cemitério de Santos passam por manutenção Entrada de cemitério - Imagem: Divulgação / Nathalia Filipe / Prefeitura de Santos

Túmulos de 26 personalidades que marcaram a história de Santos começaram a passar por medidas de limpeza nesta semana, anunciou ontem (16) a gestão municipal. Localizados no Cemitério do Paquetá, os túmulos são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa).

A iniciativa, disse a prefeitura, faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. O trabalho consiste em lavagem sem produtos químicos, pois a maioria dos jazigos possui peças de ornamentação como imagens de anjos feitas com materiais nobres como mármore de Carrara, cobre e bronze.

“Trata-se de um trabalho de manutenção e limpeza dos túmulos tombados, que são riquíssimos em detalhes, em ornamentos e que fazem parte da história e cultura da nossa cidade. É um trabalho de preservação cultural”, explicou a coordenadora de museus, galerias e preservação de monumentos da secretaria da Cultura, Inês Rangel.

As 26 sepulturas são de figuras históricas como o pintor Benedicto Calixto; o poeta Vicente de Carvalho; o jazigo da Família Macuco Borges; os túmulos do historiador Francisco Martins dos Santos, que ajudou a registrar a história da Cidade e o de João Galeão Carvalhal, um dos líderes do abolicionismo em Santos. O jazigo deste último, considerado um dos mais bonitos do cemitério, apresenta a imagem de uma mulher debruçada sobre a lápide, com um busto acima ladeado por dois anjos.

A lista inclui ainda os jazigos de Ana Franco de Andrade Maylaski, Carlota Patusca Guimarães, Henrique Armando de Azevedo, José Serafim Cardoso, Manoel Joaquim Ferreira Neto, Maria Carlota Porchat de Assis, Maria Piedade de Souza e Costa, Rodolfo M. Guimarães e outras personalidades históricas da cidade.

O Cemitério do Paquetá fica à Rua Doutor Cóchrane s/nº e funciona diariamente, das 7h às 17h.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!