EM OPERAÇÃO

Três são detidos por perfil que ameaçava massacre

Postagens indicavam como alvo duas escolas estaduais do litoral

Da redação
Publicado em 18/04/2023, às 17h59 - Atualizado às 18h08

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

Em meio a uma onda de ameaças de violência nas escolas, três adolescentes de 15 anos foram apreendidos pela Polícia Civil nesta terça-feira (18) por postagens no perfil massacre_em_santos criado na semana passada. A ação ocorreu durante a Operação Escola Segura da Polícia Civil.

Nas postagens, os responsáveis pelo perfil indicavam ataques às escolas estaduais Zulmira Campos, no Jardim Castelo, e Professor Francisco Meira Benevenuto Neves, no Rádio Clube, ambas na Zona Noroeste, mesma área de residência dos envolvidos. Entre os conteúdos postados, estavam fotos de armas e lâminas, além de apologia ao nazismo. 

As frequentes ameaças recentes têm causado pânico entre alunos, pais e responsáveis, além de funcionários da educação. Aulas de escolas e universidades chegaram a ser suspensas. 

A partir de rastros cibernéticos, a equipe conseguiu localizar os endereços dos usuários e emitiu mandados de busca e apreensão. Nos imóveis, foram apreendidos três celulares e aparelhos de informática com as imagens divulgadas pelos menores. 

Os adolescentes foram conduzidos à delegacia com seus responsáveis para prestarem esclarecimentos. Os três serão investigados por ato infracional análogo ao crime de racismo qualificado praticado pela internet.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!