Integrantes do conjunto de ações do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento), as obras no Porto de Santos, foram monitoradas in loco nesta quinta e sexta-feira (29 e 30), por técnicos dos Ministérios do Planejamento, Fazenda e Casa Civil, além de representantes da Secretaria de Portos e Codesp (Cia Docas do Estado de SP). O PAC-2 irá investir no Porto R$ 1,2 bilhão para o período de 2011/2014. Essa nova fase de mobilização junto aos principais projetos do PAC-2 foi iniciada com a visita, em fevereiro, da presidenta Dilma Rousseff aos canteiros de obras da Ferrovia Nova Transnordestina e da construção dos canais de Integração do Rio São Francisco. A presidenta determinou que essas vistorias sejam sistemáticas, cobrindo todo o país, como parte do trabalho de aperfeiçoamento do monitoramento das ações do PAC-2.
Sala de situação A reunião da sala de situação sobre o Porto de Santos, que aconteceu na sexta-feira (30), teve com objetivo avaliar o andamento das obras já iniciadas e discutir o encaminhamento das novas obras pelo programa, como a implantação dos trechos da Avenida Perimetral da Margem Direita, que se estendem da Alemoa ao Saboó, da Bacia do Macuco ao Canal 4 e a passagem subterrânea na região do Valongo, o chamado Mergulhão.
Margem Esquerda Durante o encontro foi tratado, também, da construção da 1ª e da 2ª fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá. As obras da 1ª fase foram iniciadas em agosto de 2011. O sistema viário está sendo estabelecido ao longo do perímetro portuário, na região entre as instalações do Terminal para Contêineres da Santos Brasil S.A. até a Dow Química S.A, em uma extensão de, aproximadamente, 2,5 km. O empreendimento vai racionalizar e dar fluidez de tráfego aos veículos de carga em trânsito pela região portuária, com a implantação de novo circuito de acesso e saída.
Perimetral Já a 2ª fase da Avenida Perimetral, no Guarujá, está sendo discutida com a prefeitura do município, a fim de se estabelecer o melhor traçado para interligação da via com a rodovia Cônego Domênico Rangoni, na alternativa junto às proximidades do terminal da Dow Química.
Cais de Outeirinhos Outro grande empreendimento para o porto santista que receberá atenção será o realinhamento e construção do cais de Outeirinhos. A iniciativa irá agregar maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a Copa de 2014. Com a execução de 1.320m de cais, entre os armazéns 23 e 29, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até seis navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade.
Já executadas Já foram entregues 5,5 km de via expressa na margem direita, com pista dupla e três faixas de tráfego em cada sentido, contando com viadutos em pontos estratégicos, resultando na eliminação dos até então recorrentes congestionamentos na área portuária. Com a entrega de algumas das etapas da Avenida Perimetral, em Santos, o sistema viário já atende com eficiência o fluxo de veículos de carga e urbano. A Perimetral é a mais importante obra viária realizada na cidade nos últimos 30 anos.
Escoamento A modernização do viário, além de agilizar o escoamento por meio de vias expressas e eliminar a interferência entre os modais rodoviário e ferroviário, permitiu maior participação da ferrovia no transporte de cargas. Entre 2009 e 2011 o transporte de açúcar para o Porto, pelo modal rodoviário, apresentou redução de 297 mil caminhões, com a carga migrando para a ferrovia, gerando ganhos para o meio ambiente.
Dragagem Também foram aplicados recursos do PAC na infraestrutura aquaviária. A dragagem de aprofundamento para 15m e alargamento para 220m está praticamente concluída. Esse empreendimento permitirá ao Porto de Santos ampliar em até 30% sua capacidade de movimentação, possibilitando a navegação simultânea nos dois sentidos de direção e condições de receber navios que carregam até 9 mil contêineres.
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