MUNDO ANIMAL

Surfista flagra jararaca tomando banho de mar em Santos (SP)

Guarda-vidas foram acionados e capturaram a serpente peçonhenta; ela foi entregue à GCM, que a encaminhou ao Orquidário Municipal

Redação
Publicado em 14/01/2024, às 17h20 - Atualizado em 15/01/2024, às 08h44

FacebookTwitterWhatsApp
Animal estava em boas condições de saúde - Divulgação GBMar
Animal estava em boas condições de saúde - Divulgação GBMar

Uma jararaca (Bothrops jararaca) foi resgatada, na tarde de ontem (13), em uma praia de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo informou o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), um surfista solicitou a presença dos guarda-vidas para resgatar a serpente na água.

Ao chegarem ao local, entre o canal 2 e o mar, os guarda-vidas encontraram o animal já na faixa de areia. Eles utilizaram equipamentos de proteção individual e técnicas de captura específicas para serpentes peçonhentas para conter a jararaca.

Após a captura, ela foi acondicionada em local seguro até a chegada da equipe ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo informou a prefeitura, a GCM atendeu a ocorrência em apoio à equipe de guarda-vidas. Os agentes ambientais realizaram a avaliação do animal e constataram que ele estava em boas condições de saúde.

A jararaca foi encaminhada ao Orquidário Municipal e, depois, solta em uma região de mata mais afastada, em seu habitat.

GCM capturando cobra em Santos
Guarda-vidas foram acionados, capturam a serpente peçonhenta e entregaram aos GCM - Divulgação GBMar

A importância do resgate de animais silvestres

De acordo com a bióloga Camila Issagawa, as jararacas são responsáveis por mais de 80% dos acidentes que ocorrem com cobras peçonhentas no país. Sendo assim, o resgate de animais silvestres é importante para garantir a segurança da população e a preservação da fauna. As serpentes peçonhentas, como a jararaca, podem representar um risco para a saúde humana se picarem alguém.

A biologia orienta que, ao encontrar um animal silvestre, é importante não tentar capturá-lo. O ideal é acionar uma equipe especializada, como a Guarda Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!