PARA CRIANÇAS

Série de livros que contam história de Santos é lançada no Museu do Café

Coleção aborda personagens e eventos históricos desde a fundação da Vila de Santos até o desenvolvimento sanitário da cidade

Redação
Publicado em 02/12/2023, às 15h03

FacebookTwitterWhatsApp
Museu do Café, em Santos - Imagem: Reprodução / Governo de SP
Museu do Café, em Santos - Imagem: Reprodução / Governo de SP

Uma coleção literária que conta a história de Santos para crianças será lançada neste sábado (2), no Museu do Café, no centro histórico da cidade. De acordo com a prefeitura, que apoia o projeto, a coleção Histórias de Santos trata desde a fundação da Vila de Santos até o desenvolvimento sanitário com a criação dos canais.

Destinado ao público infantil de três a 12 anos, a série de livros em 12 fascículos foi publicada pela Editora Vapalu. A coleção foi inspirada nas crônicas do jornalista e historiador Sergio Willians, adaptado pela jornalista Vanessa Rajomes através dos textos de roteiros de animações escritos pelo cartunista Kadu Farias, ilustrações de Joel Junior Fragoso e revisão de Carla Zomignani, todos profissionais da cidade.

A série tem início com o tema Enguaguaçu, como era chamada Santos originalmente e passa por episódios históricos que tornaram a cidade o que é hoje, como o desenvolvimento do Porto, do futebol. Os livros também demonstram o patrimônio histórico tombado, herança dos tempos áureos do café.

O projeto foi realizado por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura Alcides Mesquita (Promicult), com o patrocínio da empresa operadora portuária Santos Brasil. Os livros foram idealizados pelos diretores da Associação Realizar, instituição que fomenta, em Santos, esporte e cultura para adolescentes e jovens de baixa renda desde 2011, de maneira gratuita e que é atualmente gerida por Juan Poblete.

Aberto ao público e limitado ao número de 60 participantes com lugares reservados a convidados e autoridades, o lançamento está programado para às 16h e contará com a apresentação dos estudantes da companhia de balé clássico e contemporâneo Valderez Zani, no pocket musical ‘O café, ouro negro do Brasil’, baseado em um dos livros da coleção. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!