MORTES NO TRÂNSITO

Segurança: Santos reduz em 28% número de mortes no trânsito em 2023

Cidade registrou queda nas mortes de motociclistas e ciclistas, totalizando 18 óbitos até outubro de 2023, contra 25 no ano anterior

Redação
Publicado em 15/12/2023, às 21h11 - Atualizado às 21h28

FacebookTwitterWhatsApp
Redução expressiva de óbitos marca os 10 primeiros meses deste ano - Foto: arquivo/PMS
Redução expressiva de óbitos marca os 10 primeiros meses deste ano - Foto: arquivo/PMS

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, conseguiu reduzir em 28% o número de vítimas fatais no trânsito nos 10 primeiros meses de 2023, em comparação ao mesmo período em 2022. Entre janeiro e outubro de 2023, foram 18 óbitos registrados contra 25 no ano passado, com destaque para a queda expressiva de mortes envolvendo motociclistas e zero registros de óbitos de ciclistas.

Os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) mostram que a cidade, que vinha de alta incidência de mortes envolvendo usuários de motos, teve grande queda, com 12 casos nos primeiros dez meses de 2022 e sete, no mesmo período, em 2023. O mesmo ocorreu em relação a ciclistas, com redução de oito óbitos para zero.

O levantamento do Infosiga referente aos 10 meses de 2023 inclui, ainda, 10 casos fatais com pedestres e um relacionado a acidente com automóvel, totalizando 18 óbitos.

O presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, considera que a redução da fatalidade reflete parte do trabalho realizado em relação à malha viária santista, que visa sempre a melhoria da fluidez e da segurança dos usuários.

A meta tem que ser sempre reduzir acidentes e, por consequência, também os feridos e as vítimas fatais, frisa.

Ele acrescenta que os levantamentos são importantes para nortear as ações com o objetivo de buscar sempre essa meta. "É o que temos feito, intensificando a fiscalização e monitoramento do trânsito, implantando projetos que aumentem as condições de segurança nas vias e realizando seguidas campanhas educativas para conscientização de condutores e pedestres, já pensando nas crianças, pois elas futuramente vão dirigir".

Gonçalves revela que o planejamento para 2024 prevê novas ações, a começar com campanhas para pedestres, que serão realizadas durante toda a temporada, quando a Cidade tem grande aumento de pessoas circulando pelas ruas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!