Secretário estadual dos Transportes promete soluções para caos na malha viária do Porto

Costa Norte
Publicado em 28/09/2012, às 07h51 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h49

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Por Maria Paula 

Renato Barco, o novo presidente da Codesp

O Porto de Santos, maior da América Latina, superou a marca de 10 milhões de toneladas de cargas no mês de agosto. Por conta dessa demanda, o complexo portuário tem gerado um caos em suas vias de acesso, principalmente nas entradas de Santos e do próprio Porto. Essa desordem fez com que o Comitê de Infraestrutura e Logística do Porto de Santos, com participação da Codesp (Companhia de Desenvolvimento do Estado de SP) realizassem um fórum de debates. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), na sede da Companhia, em Santos. Na busca por soluções urgentes, o convidado mais esperado do encontro foi o secretário de Estado de Logística e Transporte, Saulo de Castro. Ele anunciou R$ 2 bilhões de investimentos em obras para a região e, se comprometeu em ajudar a prefeitura no que for preciso.

Entre as obras previstas está o novo trevo da rodovia Anchieta, em Cubatão; o Viaduto da Usiminas, em andamento; e as obras da ligação seca entre Santos e Guarujá, sendo a construção do túnel imerso de Outeirinhos, em Santos até Vicente de Carvalho, no Guarujá. O presidente da Codesp Renato Ferreira Barco não acredita que a solução virá em curto prazo, mas que são precisas ações imediatas de infraestrutura paralela ao crescimento que está por vir.

Viários locais

O secretário disse que não é de responsabilidade do Estado cuidar de problemas viários locais, como vem ocorrendo com a entrada de Santos, mas que há interesse em buscar soluções. “Recursos existem, mas não é só uma solução viária, como duplicar ou triplicar a avenida, mas um comportamento dos agentes portuários em como lidar com esses caminhoneiros, onde estacionar e por que razão esses containeres vazios têm que ficar aqui? Por que não ficam no planalto?”, questionou Saulo. Na opinião dele, a saída está numa reestruturação logística, para depois entrar com as obras de melhoria.

Tamoios

Durante a reunião, o secretário também anunciou a aprovação do contorno Norte da Rodovia dos Tamoios, pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente). Toda a movimentação de cargas, infraestrutura e crescimentos estatísticos foram explanados em um telão pelo presidente da Codesp, o responsável pela criação do Comitê de Infraestrutura e Logística do Porto de Santos, que organizou a reunião.

Conheça detalhes das obras anunciadas

Além de Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga serão beneficiadas com as obras

Dentro das obras anunciadas pelo secretário de Estado de Logística e Transporte, Saulo de Castro, está a construção do túnel imerso de Outeirinhos, em Santos, até Vicente de Carvalho, em Guarujá. O túnel imerso será em concreto armado, com tecnologia inédita no Brasil. A extensão com acessos formam 900m, por sentido, com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A profundidade será de um lastro de 21m.  A demanda urbana para automóveis é de 15 mil veículos por dia. O início da obra está previsto para fevereiro de 2014 e o término para 2017. Estará sendo investido R$ 1,43 bilhão, incluindo obras, projeto, licenciamento, desapropriações, reassentamento, gerenciamento, entre outros. Com a implantação do túnel, a travessia de balsas terá uma redução de 70%.

Ferroanel

O Ferroanel é um anel ferroviário nos mesmos moldes do rodoanel, que irá circundar a Região Metropolitana de São Paulo, interligando as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista, onde se inclui o Porto de Santos. O Tramo Norte do Ferroanel ligará os municípios de Itaquaquecetuba à região de Perus, na capital, e chegará até Jundiaí. O Tramo Sul constituirá um novo acesso ao Porto de Santos além de conectar as linhas da MRS e ALL ao sul da Região Metropolitana paulista. Além disso, permitirá a transposição de densos fluxos de carga do Rio de Janeiro, Minas Gerais e da região do Vale do Paraíba, em SP, para o Sul do país, e vice versa, sem a necessidade de utilizar a Marginal Tietê pelo modo rodoviário. Em termos de cronograma, os tramos Norte e Sul serão construídos quase que simultaneamente. A obra, ainda segundo o Estado está estimada em R$ 2 bilhões/ Tramo Norte e R$ 1,5 bilhão/ Tramo Sul.

Rodovias

O secretário de Logística e Transporte do Estado também falou das obras que serão iniciadas na rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá), que receberá a implantação de 3 faixas entre os km 262 e 270 (em ambos os sentidos).  Entre a rodovia Anchieta e o Pólo Industrial de Cubatão ocorrerá alargamento de obras de arte e a construção de ciclovia, além de novas travessias de pedestres. Essa obra está avaliada em R$ 153 milhões e prevista para ser concluída em outubro de 2014.

Entre as rodovias Anchieta e a Imigrantes haverá adequação do trevo com implantação de viaduto, reconstrução do viário e faixa operacional entre os km 270 a 274.

Passarelas

Entre as obras anunciadas também está a construção de 05 passarelas para pedestres na rodovia Rio-Santos (SP-55), na altura do km 307 ao 312, com previsão de término para julho de 2013.  Para ser iniciada em novembro deste ano está a construção do viaduto 31 de Março, na SP-150, da rodovia Anchieta, em Cubatão, e a construção de um viaduto paralelo ao atual viaduto Rubens Paiva, km 59,8, incluindo ramos de acesso aos bairros lindeiros, vias marginais e iluminação do local.

Imigrantes

A Rodovia dos Imigrantes também receberá ampliação entre os km 62 e 65,5, contemplando com nova ponte sobre o Canal dos Barreiros, passeio para pedestres e ciclovia no canteiro central. Ainda na Imigrantes haverá a construção de dois viadutos.

Até meados do ano que vem, Rio-Santos ganhará 05 passarelas para pedestres, na altura do km 307 ao 312

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