BOMBAS FUNCIONANDO

Santos testa sistema de combate a enchentes

Primeiro teste de acionamento de bombas foi bem sucedido, disse prefeitura. Sistema é composto por estação elevatória, canal e comporta na Zona Noroeste, historicamente afetada por cheias

Da redação
Publicado em 13/05/2023, às 13h42 - Atualizado às 13h49

FacebookTwitterWhatsApp
Sistema de Combate a enchentes testado em Santos Santos testa sistema de combate a enchentes Interior de Sistema de Drenagem - Imagem: Divulgação / Nathália Filipe / Prefeitura de Santos
Sistema de Combate a enchentes testado em Santos Santos testa sistema de combate a enchentes Interior de Sistema de Drenagem - Imagem: Divulgação / Nathália Filipe / Prefeitura de Santos

Foi realizado com sucesso, nesta quinta (11), o primeiro teste de acionamento das três bombas do sistema de combate às enchentes, na Zona Noroeste de Santos, historicamente afetada por alagamentos. O anúncio foi feito pela prefeitura na mesma data.

Construído na Avenida Haroldo de Camargo, o sistema é formado por estação elevatória, canal e comporta. A estrutura conterá alagamentos, com chuva forte ou fraca associada à maré alta ou baixa.

A gestão municipal disse que ele já pode ser acionado em caso de necessidade, beneficiando principalmente os bairros Castelo, Areia Branca, além do Jardim Guassu, em São Vicente. O mecanismo foi projetado para trabalhar com armazenamento das águas pluviais em reservatório correspondente a três piscinas olímpicas.

Segundo a administração santista, foram investidos R$ 38,5 milhões nas obras, sendo R$ 22 milhões oriundos de empréstimo do FGTS (Programa Avançar Cidades), supervisionado pela Caixa Econômica Federal. “O restante da aplicação se trata de contrapartida do orçamento municipal”, explicou o órgão.

A EEC7 faz parte do programa de macrodrenagem Santos Novos Tempos (SNT), que prevê um conjunto de 14 sistemas de comportas e 13 estações elevatórias, com operação completa prevista para estar em atuação até 2028.

Nas próximas semanas a prefeitura informou que vai convidar moradores para conhecer o novo sistema e ver como funcionam os equipamentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!