Santos vai ganhar no próximo ano mais cursos superiores públicos, graças à criação do Instituto de Ciências do Mar e Meio Ambiente, fruto de parceria entre a Unifesp e a prefeitura. O anúncio foi feito quinta-feira (1°), pelo prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) e pelo reitor da universidade, Walter Albertoni. O Instituto vai promover já em 2012 o bacharelado de ciência e tecnologia nas áreas de Ciência e Meio Ambiente. Serão 200 vagas, com processo de seleção por meio do Enem. Serão oferecidos também cursos de Engenharias Portuária e de Meio Ambiente e de Petróleo e Energias Renováveis, e de Pesca e Aquicultura, Oceanografia e Ecologia Marinha.
Verba A prefeitura já reservou verba do Orçamento de 2012 para locação do imóvel situado na av. Saldanha da Gama, 88/89. Outra contribuição será a liberação do imóvel do antigo Colégio Docas à universidade, que pertence parte ao município e parte à União, para a instalação de outros cursos gratuitos na cidade. As aulas que atualmente acontecem na unidade da Ponta da Praia serão transferidas para as novas instalações da Unifesp nas ruas Silva Jardim e Campos Mello, que devem estar prontas no próximo mês.
Interdisciplinar No Instituto, o aluno cursará o bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia em 3 anos, recebendo diploma após esse período. Se preferir, pode continuar por mais 2 anos, optando entre as Engenharias de Petróleo, Portuária e de Pesca ou ainda as especializações em Oceanografia e Ecologia Marinha. Os 20 professores que vão lecionar no 1º ano já foram contratados.
Comentários