VLT

Santos: tem início a instalação das barreiras dentro do túnel do VLT

Instalação das peças pré-moldadas de concreto contribui para a prevenção de acidentes e para a redução de possíveis problemas relacionados à segurança pública

Da redação
Publicado em 28/04/2023, às 10h43 - Atualizado às 12h25

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Trabalhos são realizados sempre durante a madrugada, momento em que o VLT não está em operação Santos: começa a instalação das barreiras dentro do túnel do VLT Colocação das peças de concreto com auxílio de maquinário dentro do túnel do VLT, em Santos - Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Trabalhos são realizados sempre durante a madrugada, momento em que o VLT não está em operação Santos: começa a instalação das barreiras dentro do túnel do VLT Colocação das peças de concreto com auxílio de maquinário dentro do túnel do VLT, em Santos - Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

A instalação das peças pré-moldadas de concreto para reforçar a segurança na área do túnel do VLT no José Menino, em Santos, teve início na madrugada de quinta-feira (27). O objetivo da obra é eliminar riscos e dificultar o acesso e a permanência de pessoas na área de passagem do veículo.

No primeiro dia de trabalho, foram colocadas 14 peças, sendo dez nas laterais, duas para o espaço entre os trilhos e duas formando uma "barreira de segurança New Jersey", separando os dois sentidos de direção do VLT. Ao todo, serão instaladas 710 peças pré-moldadas de concreto.

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Os trabalhos são realizados durante a madrugada, quando o VLT não está em operação. A obra conta com o apoio da Concessionária BR Mobilidade, que possui o veículo rodoferroviário (próprio para içamento das peças e colocação no local pelo trilho) e da Guarda Civil Municipal. A previsão é que seja finalizada em agosto.

Trabalhos são realizados sempre durante a madrugada, momento em que o VLT não está em operação Santos: começa a instalação das barreiras dentro do túnel do VLT Colocação das peças de concreto com auxílio de maquinário dentro do túnel do VLT, em Santos (Marcelo Martins/Prefeitura de Santos)

Cada barreira lateral será assentada junto à calota do túnel e terá 220 peças pré-moldadas, totalizando 440, cada uma com 1,96m e 2,51m de altura. As peças serão depois fechadas nas quatro pontas, duas em cada extremidade do túnel, a fim de evitar o acesso de pedestres e ciclistas. 

As especificações atendem ao projeto básico da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) do Governo do Estado, que financia a obra de implantação do VLT. As obras de proteção representam um investimento de R$ 931.351,49, recursos provenientes da Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), voltado ao setor público dos municípios, estados e Distrito Federal.

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Com essa iniciativa, a segurança no local será reforçada para a proteção dos passageiros e da população que circula pela região. A instalação das peças pré-moldadas de concreto contribui para a prevenção de acidentes e para a redução de possíveis problemas relacionados à segurança pública.

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