CULTURA

Santos pode ter dia oficial do funk, em breve

Em projeto de lei, vereadora propõe criação da data que seria comemorada em 10 de abril, um mês de luto para o funk da Baixada Santista. Um segundo projeto declara funk como Patrimônio Cultural de Santos

Da redação
Publicado em 23/06/2022, às 11h55 - Atualizado às 14h52

FacebookTwitterWhatsApp
Dançarino de funk Dia oficial do Funk pode ser realidade em Santos; entenda Homem negro dançando funk - Imagem ilustrativa: Reprodução / QG
Dançarino de funk Dia oficial do Funk pode ser realidade em Santos; entenda Homem negro dançando funk - Imagem ilustrativa: Reprodução / QG

A vereadora santista Débora Camilo (PSOL) apresentou nesta terça (21) um projeto de lei que inclui o Dia do Funk, a ser comemorado anualmente em 10 de abril no calendário oficial de Santos. Outro projeto, apresentado pela parlamentar na mesma data, declara o funk como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Santos.

O segundo projeto de lei garante a atividades relacionadas ao funk benefícios já assegurados a outras manifestações culturais, dentre os quais possibilidade de fomento e incentivos por parte do poder público municipal santista, além do reconhecimento dos MC's, DJs dançarinas e dançarinos de funk como artistas.

“O Poder Público deverá assegurar e fomentar a cultura e o movimento Funk, a realização de suas manifestações próprias, sem regras discriminatórias, nem diferentes das que regem outras manifestações da mesma natureza”, estipula um dos artigos do projeto.

Leia também: Em meio à polarização, Dia Marielle Franco vira lei em Santos (SP)

Na justificativa de ambos os projetos, a parlamentar relembra o pioneirismo da Baixada Santista, região em cujo gênero despontou nos anos 1990, mais de uma década antes de estourar na capital paulista.

“Apesar do preconceito e da marginalidade que ainda cercam essa manifestação, hoje o funk é um dos gêneros musicais mais escutados no mundo e o mais escutado entre os jovens periféricos do Brasil", justifica a parlamentar no projeto de lei. “Chegou a hora dessa cidade reconhecer que o Funk é um dos seus patrimônios”.

O mês de abril, escolhido para a comemoração do Dia do Funk, é considerado um mês de luto para funkeiros, especialmente os da Baixada Santista.

MC Duda do Marapé, MC Primo, MC Careca, expoentes do chamado funk consciente, morreram todos em abril. Especificamente no dia 10 de abril, MC Felipe Boladão, outro expoente do funk da baixada santista, foi assassinado.

Contatada pelo Portal Costa Norte, a vereadora Débora Camilo não se manifestou sobre os projetos de lei. Eles devem ser avaliados pelas comissões da Câmara de Santos e, caso aprovados, serão votados em plenário.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!