Ação segue até o fim do verão. Na cidade, cães só são permitidos na faixa de areia em um único trecho
Fiscais e guardas municipais de Santos deram início, nesta sexta-feira (13), à Operação Praia Limpa, que orienta munícipes e turistas em relação ao Código de Posturas da Cidade. Na oportunidade, banhistas receberam informativos e foram orientados sobre a presença de cães na faixa de areia e sobre o descarte correto de lixo.
A operação, que vai até o final do verão, em março, ocorre no período com maior número de pessoas na orla do município: de sexta a domingo, das 9h às 13h. Os profissionais percorrem toda a faixa de areia de Santos, do José Menino à Ponta da Praia, a pé e em quadriciclos.
"Essa é mais uma ação educativa importante para conscientizar a população sobre as regras relacionadas à permanência dos cachorros na praia. É fundamental, nesta época do ano, quando aumenta a quantidade de pessoas de outras regiões, que todos tenham a orientação adequada para a boa convivência", disse o prefeito Rogério Santos.
Durante a abordagem, fiscais da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) orientaram quanto à presença de cães na faixa de areia, que é permitida em apenas um trecho da praia. Já os agentes da Semam conversaram com banhistas e ambulantes em relação ao descarte irregular de lixo, incentivando o recolhimento e a destinação correta dos próprios resíduos.
A ação ainda envolve a distribuição de panfletos com QR Codes que levam diretamente à Lei Municipal que regulamenta a recolha de resíduos pelos ambulantes, e ao decreto sobre a circulação de cães na areia. A Guarda Civil Municipal (GCM), que fiscaliza diariamente o cumprimento das regras, também acompanha os fiscais.
“Todas essas práticas contribuem para uma orla limpa e agradável, com bom convívio e a preservação do meio ambiente”, afirmou Libório.
O trecho da praia liberado para cães compreende o espaço entre o posto 1 de salvamento e o Emissário Submarino (Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino), no horário das 6h às 9h e das 16h às 19h. Nas demais áreas da faixa de areia, a presença dos animais continua proibida e o descumprimento está sujeito a multa.
A santista Aparecida Faniou, de 67 anos, estava na orla com o seu cãozinho, o shih tzu Armani. Ela recebeu o panfleto e foi orientada sobre os horários permitidos para passear com o pet na praia. “Ainda existe gente que desrespeita ou está desavisada, por isso é legal isso de sempre informar as pessoas”, afirmou a dona de casa.
O permissionário José Almeida de Jesus Lima, proprietário do Carrinho do Almeida, também aprovou a ação. Ele vende drinks e sempre recolhe os resíduos gerados pelo seu trabalho. “Precisa orientar mesmo porque todo mundo fica ciente de que tem que fazer a sua parte. É uma obrigação nossa manter a praia limpa”, afirmou o empreendedor.
Leia também: Confira quais praias estão com bandeira vermelha da Cetesb em Santos
Comentários