Prefeitura de Santos e Cofco assinam termo para execução de obras; o evento ocorreu ontem no local onde será feito o novo espaço
A implantação do aguardado Parque Valongo, em Santos, alcança mais um marco importante. Ontem (15), a prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil, empresa arrendatária de uma área portuária no Paquetá destinada ao Terminal STS 11 – um terminal de grãos, assinaram o Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (TRIMMC). O ato contou com a presença de várias autoridades, como o Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França.
Com um investimento de R$15 milhões, o TRIMMC viabilizará a revitalização do armazém 4 e a criação de uma área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 conforme previsto no projeto do Parque Valongo. As obras serão realizadas pela COFCO, contribuindo para a concretização desse espaço público de grande importância para a cidade.
Márcio França destacou durante coletiva de imprensa que o TRIMMC pode ajudar na execução de outras melhorias no Porto de Santos. “Essa obra vai ser custeada por uma empresa privada, ela tem um prazo para terminar em um ano. Essa modelagem vai abrir a perspectivas com outras iniciativas, com outros terminais que querem adensar, que querem algum benefício do governo federal. Então podemos fazer isso com a dragagem, fazer isso com relação à perimetral ou mesmo a parte do túnel nesse formato."
O armazém 4, integrado ao parque, se transformará em um local destinado a atividades culturais, enquanto o espaço entre os antigos armazéns 5 e 6, que já não existem mais, será utilizado para a construção da área aberta do projeto. A expectativa é que essa fase do Parque Valongo seja concluída até julho de 2024, proporcionando à comunidade um espaço revitalizado e repleto de possibilidades.
Recentemente, a Autoridade Portuária de Santos (APS) cedeu gratuitamente a área que abrigará o Parque Valongo à prefeitura de Santos. Essa área abrange os armazéns 4, 5 e 6, além do armazém 7 de responsabilidade da APS, que será destinada a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.
A fim de garantir a participação da população e da sociedade civil no projeto, a prefeitura de Santos realizará consultas e audiências públicas. A primeira audiência está marcada para o dia 31 de maio, às 19h, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. O prefeito Rogério Santos disse que a participação da população é muito importante. “A gente quer fazer de acordo com o desejo da população dentro do conceito de revitalização do Centro, dentro dos preceitos do desenvolvimento turístico. Essa obra não é só da cidade de Santos, é uma obra metropolitana.”
Sobre a COFCO International, vale destacar que a empresa é a plataforma internacional de negócios agrícolas da COFCO Corporation, a maior empresa de alimentos e agricultura da China. Com operações em 37 países e cerca de 11.500 colaboradores, a COFCO International é líder nas cadeias globais de fornecimento de grãos, oleaginosas, açúcar, café e algodão. Seus ativos nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico permitem que a empresa atue em mais de 50 nações, ao mesmo tempo em que oferece aos agricultores acesso direto e exclusivo ao crescente mercado chinês. Com um compromisso de crescimento contínuo, a COFCO International busca estabelecer uma cadeia agrícola de suprimentos integrada e de excelência, ancorada na China e competindo em escala global."
Comentários