DIA DOS NAMORADOS

Santos já foi palco de uma 'Maratona do Beijo' que durou 62 dias

Maratona foi realizada em 1993, no Miramar Shopping, e atraiu a atenção da mídia de todo o Brasil; relembre detalhes dessa história

Esther Zancan
Publicado em 07/06/2024, às 10h01 - Atualizado às 10h07

FacebookTwitterWhatsApp
A previsão era que durasse pouco tempo, mas se prolongou por dois meses - Reprodução/Blog Memória Santista
A previsão era que durasse pouco tempo, mas se prolongou por dois meses - Reprodução/Blog Memória Santista

O Dia dos Namorados se aproxima e, algo que tem tudo a ver com a data é o beijo. Mas, além de uma demonstração de amor e carinho, o ato de beijar já foi a motivação para uma maratona na cidade de Santos. Tudo começou há 31 anos, em 12 de junho de 1993, no Miramar Shopping, no bairro do Gonzaga. Nesse dia, teve início a ‘Maratona do Beijo’, que desafiava os casais participantes a ficar com os lábios grudados o maior tempo possível.

A maratona começou com 51 casais. Mas quem achou que o pique da galera logo ia arrefecer, se enganou. Os beijoqueiros vencedores aguentaram firme por longos 62 dias. A dinâmica da atividade foi a seguinte: os participantes faziam intervalos para comer e ir ao banheiro e tinham acompanhamento médico e horário para cumprir, das 10h às 22h, o mesmo horário de funcionamento do shopping. O prêmio era um carro zero km.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Não demorou para que a maratona atraísse a atenção da mídia de todo o Brasil. Depois de quatro dias, mais da metade dos casais já havia desistido da empreitada. Quando a maratona já contava com 25 dias, os organizadores resolveram reduzir as paradas para as refeições e idas ao banheiro. Mesmo assim, a contenda seguiu.

Miramar Shopping durante a Maratona do Beijo
Miramar Shopping no dia da entrega do carro zero km  aos vencedores - Reprodução/Blog Memória Santista

Já por volta do 50º dia, ainda três casais resistiam bravamente. Até que a direção do shopping resolveu impor a chamada “tática de extermínio”, um tudo ou nada. A partir de 9 de agosto, não haveria mais intervalos, e os beijos teriam que ser durante 24 horas seguidas. E, no dia 12 de agosto, exatamente 62 dias, 8 horas e 15 minutos depois de iniciada, a Maratona do Beijo chegava ao fim, com dois casais vencedores. A entrega do prêmio foi realizada pelo proprietário do Miramar Shopping, o já falecido Armênio Mendes. E você? Encararia um desafio desses? 

Com informações de Fundação Arquivo e Memória de Santos e Blog Memória Santista

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!