RESPEITO À VIDA

Santos investe em iluminação para aumentar segurança nas faixas de pedestres

Luminárias LED e sensores automáticos proporcionam maior visibilidade e tranquilidade; no total, serão instaladas luminárias em 38 locais diferentes

Da redação
Publicado em 20/06/2023, às 09h56 - Atualizado às 10h53

FacebookTwitterWhatsApp
A instalação começou nas avenidas da orla, nos pontos onde existem as faixas vivas  Dois homens atravessando a faixa de pedestres iluminada. - Por Francisco Arrais
A instalação começou nas avenidas da orla, nos pontos onde existem as faixas vivas Dois homens atravessando a faixa de pedestres iluminada. - Por Francisco Arrais

Faixas de travessias de pedestres na orla de Santos estão recebendo iluminação específica para ampliar a segurança. Agora, cada faixa conta com duas luminárias equipadas com lâmpadas LED de 28 watts e sensores que acendem automaticamente durante a noite ou em condições de pouca luz natural durante o dia.

A instalação começou nas avenidas da orla, nos pontos onde existem as Faixas Vivas, ou seja, as travessias sem semáforo. Esta iniciativa faz parte do programa Respeito à Vida, fruto de um convênio entre a prefeitura de Santos e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), que destina recursos para sinalização viária. Para esta intervenção específica, foram investidos R$ 595.751,32.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

A proposta de iluminar as faixas foi sugerida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) com o objetivo de chamar mais atenção dos pedestres para os pontos seguros de travessia, além de  aumentar a visibilidade dos caminhantes para os motoristas.

No total, serão instaladas luminárias em 38 locais diferentes. Até o momento, já foram colocadas luminárias em 18 faixas vivas na orla, localizadas em trechos das avenidas Saldanha da Gama, Samuel Augusto Leão de Moura, Bartolomeu de Gusmão, Vicente de Carvalho e Presidente Wilson. Além da orla, o convênio também prevê instalações nas travessias das avenidas Ana Costa e Marechal Floriano Peixoto. 

Respeito à Vida

O programa Respeito à Vida do Detran foi criado com o objetivo de promover ações para a redução de acidentes e fatalidades no trânsito. Em Santos, os investimentos para este ano totalizam R$10 milhões. Além da iluminação das faixas, o convênio também inclui a substituição de 1.252 novas placas de advertência e regulamentação, sendo que 376 unidades serão na avenida Pinheiro Machado (canal 1), 336 na Conselheiro Nébias, 246 na Bernardino de Campos e 292 na Ana Costa.

O programa do governo estadual também irá beneficiar oito ruas no bairro do Embaré e uma no Gonzaga com serviços de fresagem de pavimento, recapeamento asfáltico, imprimação betuminosa ligante e restauração de pavimento asfáltico com concreto betuminoso quente. As ruas contempladas serão: Álvaro Alvim, Aureliano Coutinho, Azevedo Sodré, Epitácio Pessoa, Ministro João Mendes, Oscar Sampaio, Oswaldo Cochrane, Sampaio Moreira e São José.

Além disso, o convênio permitiu a instalação de 211 gradis de proteção em locais estratégicos para orientar os pedestres nas travessias, como na av. Saldanha da Gama (barcas Santos/Guarujá), av. Ana Costa x Rua Pedro Américo, av. Ana Costa, 329 (Igreja Universal) e Praça Luiz La Scala (Aquário Municipal). 

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Por fim, a revitalização da sinalização horizontal e vertical da ciclovia da av. Pinheiro Machado também faz parte do projeto. Haverá pinturas de solo na cor vermelha, linhas seccionadas, legendas, além da instalação de placas de regulamentação e de advertência com o intuito de oferecer mais segurança aos ciclistas que utilizam a via.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!