Novo monumento, confeccionado em fibra de vidro, foi transferido para o canteiro central da avenida Nossa Senhora de Fátima
O Marco Rodoviário Santos-São Vicente, ou mais conhecido como monumento dos tambores, já está em novo local e com uma iluminação especial. Ele foi transferido para o canteiro central da avenida Nossa Senhora de Fátima, no cruzamento com a Francisco da Costa Pires, no bairro Areia Branca, Zona Noroeste de Santos.
O novo monumento agora é de fibra de vidro e possui cerca de oito metros de altura, um de largura e um de profundidade, e está a poucos metros da via Haroldo de Camargo, onde se encontrava desde janeiro de 1968.
O monumento antigo era confeccionado em concreto e 22 tambores vazios de óleo, de aço galvanizado, sem fundo e tampo, dispostos de forma a indicar os quatro pontos cardeais e a direção Santos-São Vicente.
Já a iluminação de cada tambor é composta por uma luminária com 10 watts de potência, com sistema RGB, ou seja, com variação de cores conforme a programação.
Segundo a prefeitura de Santos, a mudança do monumento dos tambores permitiu adequações na confluência das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Haroldo de Camargo, mas sem alterar as características do local, que manteve o mesmo campo de visão para os munícipes de Santos e São Vicente e hoje oferece mais fluidez e segurança para o trânsito de veículos e de bicicletas nas três vias.
O projeto da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) de Santos se completará com a remoção da ilha onde estava posicionado o marco original, interligação das ciclovias de Santos e São Vicente, e o reposicionamento da sinalização semafórica.
Ainda segundo a prefeitura, o marco encontrava-se no canteiro central da avenida Nossa Senhora de Fátima, dividindo a ciclovia, o que potencializava o risco de acidentes.
Responsáveis pelo projeto do marco, que faz referência a Santos como porto petrolífero e representa também o polo industrial da Alemoa, à era das estruturas de cimento armado e ao predomínio das rodovias como meio de transporte, os escultores Ubirajara Ribeiro e Walter Maffei foram consultados e autorizaram a transferência.
Os benefícios da readequação também se estendem ao fluxo viário da avenida Antônio Emmerich, em São Vicente, que se liga à avenida Nossa Senhora de Fátima.
De acordo com o engenheiro Nilson Barreiro, responsável pela supervisão das obras, como as pistas não são alinhadas, o que se reflete na ciclovia das duas cidades, o reposicionamento do marco rodoviário solucionou problemas de tráfego no cruzamento e garante melhorias para a circulação mais segura de bicicletas.
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