TURISMO

Santos fará parte de campanha para divulgar atrativos turísticos no exterior

Entre outras ações, será organizada uma campanha de estímulo à comercialização de roteiros no litoral paulista, direcionada às operadoras de turismo

Da redação
Publicado em 04/04/2023, às 09h04 - Atualizado às 12h36

FacebookTwitterWhatsApp
Expectativa é que campanha de marketing ajude a divulgar os atrativos de Santos Santos fará parte de campanha para divulgar atrativos turísticos no exterior Pessoas assistem partida de navio de cruzeiros do Porto de Santos no pôr do sol - Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
Expectativa é que campanha de marketing ajude a divulgar os atrativos de Santos Santos fará parte de campanha para divulgar atrativos turísticos no exterior Pessoas assistem partida de navio de cruzeiros do Porto de Santos no pôr do sol - Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Santos e outras cidades ganharam uma campanha de marketing para divulgar suas atrações turísticas, além da possibilidade de capacitar agentes de toda a cadeia do turismo. Na segunda-feira (3), na abertura da WTM Latin America, principal evento mundial deste setor na América Latina, que ocorre na capital paulista até quarta (5), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), as prefeituras, o governo estadual e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) assinaram um memorando de entendimentos para estabelecer ações para ajudar a divulgar internacionalmente e fomentar o turismo do litoral paulista.

O documento prevê a realização de uma campanha de marketing digital divulgando as cidades, principalmente, para potenciais turistas da Argentina, Uruguai e Paraguai. A ação nas redes sociais tem previsão de início em abril e duração de um mês. Também será organizada uma campanha de estímulo à comercialização de roteiros no litoral paulista, direcionada às operadoras de turismo.


Em Brasília

O documento foi solicitado há menos de duas semanas, quando o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) liderou uma comitiva a Brasília, visando a promoção do turismo internacional das cidades da região, no dia 23.
Com a presença de prefeitos e secretários de cidades da Baixada Santista e litoral norte, a reunião foi intermediada pelo deputado federal, que apresentou os desafios e potenciais da costa paulista do ponto de vista do turismo internacional.

Capacitação

Com o objetivo de capacitar gestores públicos, empresários, profissionais liberais e membros da comunidade turística, serão realizados dois workshops presenciais, nos litorais norte e sul, com o tema ‘Turismo Internacional e Mudanças Climáticas’.

Com previsão para serem realizadas já em abril, estas oficinas abordarão conceitos e ações práticas alinhadas à agenda de adaptação do turismo às mudanças climáticas.

A iniciativa também prevê uma capacitação on-line para empresários e gestores públicos sobre ‘Negócios e Eventos’, visando à participação, junto da Embratur, em duas feiras internacionais do trade que ocorrerão em maio e junho deste ano.

Assinatura

Participaram da assinatura do documento o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, da secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino (representando o prefeito Rogério Santos), e outros prefeitos e secretários das cidades litorâneas. O plano de divulgação internacional foi uma sugestão dos próprios representantes dos municípios à Embratur.

Freixo fez questão de parabenizar os representantes das cidades pela iniciativa de sugerir o plano de divulgação. “Este diálogo entre o setor privado e todos os entes do poder público é essencial para que o turismo avance”. Roberto de Lucena agradeceu à Embratur pela iniciativa e lembrou da importância de se divulgar o litoral, sobretudo após os temporais que causaram destruição e mortes na região de São Sebastião.

A secretária Selley Storino comemorou a assinatura do documento, principalmente porque a campanha de marketing vai ajudar a divulgar os atrativos de Santos, como o Centro Histórico, o Blue Med Convention Center, as belezas naturais da cidade e outros pontos de interesse dos estrangeiros. “Também saudamos a capacitação que será realizada para o trade turístico. Temos certeza que vai ajudar ainda mais a cadeia a receber melhor os nossos visitantes”.

Leia também: Santos é divulgada em principal feira de cruzeiros nos Estados Unidos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!