Programa Giralivro da EMTU inaugura espaço de troca e doação de livros nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT nesta segunda-feira (30)
O Dia Nacional do Livro é comemorado neste domingo, 29 de outubro, mas vai ser na segunda-feira (30) que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) vai celebrar a data na Baixada Santista. É que será inaugurado o programa Giralivro nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em parceria com a concessionária BR Mobilidade e a prefeitura de Santos.
O lançamento será a partir das 14h na estação Ana Costa e depois seguirá para a Bernardino de Campos, com a presença das escritoras Paula Azenha, Vania Andrade e Ivy Farias, que vão doar exemplares de suas obras e realizar uma oficina de escrita criativa. O programa Giralivro é uma iniciativa de incentivo à leitura entre os passageiros do transporte metropolitano. Os livros são disponibilizados gratuitamente em estantes e podem ser retirados ou doados.
“Nesta parceria entre a EMTU e a prefeitura de Santos buscamos estimular a leitura entre os passageiros, que muitas vezes consomem o tempo das viagens no celular”, disse Paulo Reis, gerente de Marketing da EMTU. “Ler faz bem pra saúde mental e proporciona diversos aprendizados. Queremos multiplicar esse hábito, por isso ao invés de guardar os livros, incentivamos a troca e doação.”
As estantes de livros nas estações do VLT Ana Costa e Bernardino de Campos ficarão disponíveis de forma permanente e serão reabastecidas periodicamente com novos exemplares. A EMTU vai contar com o apoio da prefeitura santista na atividade, por meio do projeto Leia Santos.
Com 17 anos de existência, o Leia Santos, da Secretaria de Cultura do município, é uma ação de fomento à distribuição gratuita de livros e gibis em espaços públicos da cidade, como praças, ruas, jardim da praia, entre outros pontos. O projeto já arrecadou e distribuiu mais de 234 mil títulos em toda sua trajetória.
“A parceria com a EMTU é um indicativo que estamos no caminho certo. Será uma oportunidade única de levar a leitura para mais pessoas, e de promover novas experiências de conhecimento”, comentou o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.
O programa Giralivro é realizado desde 2016 pela EMTU. Desde o início do projeto, mais de 20 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros