Segundo a Defesa Civil, com a previsão de maré mais alta e ondas maiores, há o risco do mar invadir pontos da avenida da praia e da Zona Noroeste
O avanço de uma frente fria faz Santos ficar em estado de atenção. Os ventos intensos na região costeira devem fazer o mar ficar agitado e a maré acima do normal a partir da tarde desta quarta-feira (27) na cidade. Na quinta-feira (28), a previsão é que as ondas ultrapassem os 2,90 metros de altura.
O estado de atenção foi definido pelo Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos. As informações são do boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos, divulgado na manhã de terça-feira (26).
Com relação ao nível do mar, a maré poderá alcançar 1,8 metro na Baía de Santos e 1,9 metro no interior do estuário, com pico previsto para a madrugada de quinta-feira, às 2h, representando aumento de 50 centímetros em relação à tábua de marés.
“No dia 28, com a previsão de maré mais alta e ondas maiores, há o risco do mar invadir pontos da avenida da praia e alguns locais da Zona Noroeste, próximo a canais. A prefeitura está preparada para atuar de forma imediata nestas situações, mas pedimos que as pessoas destas áreas evitem, por exemplo, estacionar veículos em garagens subterrâneas”, aconselhou o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, que também orientou que as pessoas não pratiquem esportes náuticos durante este período de ondas grandes.
De acordo com boletim meteorológico da Defesa Civil de Santos, esta quarta-feira começa com sol e rápida elevação da temperatura, mas o avanço da frente fria mudará o tempo, com previsão de pancadas de chuva e intensificação de rajadas de vento no final do dia. A quinta e a sexta-feira ainda terão tempo afetado pelas instabilidades, com chuvas em alguns períodos, principalmente na quinta, dia em que espera-se precipitação com intensidade e volume moderados.