CIDADE SUSTENTÁVEL

Santos é reconhecida como a cidade mais sustentável do estado

Entre as que possuem mais de 100 mil habitantes, Santos foi reconhecida por ações entre categorias como ‘Atendimento à coleta seletiva urbana’, com pontuação de 99,84, e ‘Condições ambientais urbanas’, pontuação de 94,32

Da redação
Publicado em 11/11/2022, às 16h22 - Atualizado às 16h32

FacebookTwitterWhatsApp
Mesmo em dias de friozinho você pode curtir os dias e as noites santistas de uma forma bem divertida Santos cidade Imagem aérea de Santos ao por do sol - Getty Images
Mesmo em dias de friozinho você pode curtir os dias e as noites santistas de uma forma bem divertida Santos cidade Imagem aérea de Santos ao por do sol - Getty Images

Iniciativas nas áreas de coleta seletiva e as condições ambientais urbanas renderam a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, o prêmio de cidade mais sustentável do estado de São Paulo, entre as que possuem mais de 100 mil habitantes.

A primeira colocação no Prêmio Band Cidades Excelentes foi anunciada em cerimônia que ocorreu na noite de quinta-feira (10), na Capital.

O objetivo do prêmio, realizado em todo o país, é incentivar, reconhecer e fomentar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.  

Santos foi reconhecida por ações entre categorias como ‘Atendimento à coleta seletiva urbana’, com pontuação de 99,84, e ‘Condições ambientais urbanas’, com pontuação de 94,32.

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas de todas as cidades brasileiras.

Para aprimorar a avaliação dos municípios paulistas, o Prêmio Band Cidades Excelentes firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).

A boa avaliação de Santos se deu em razão da implantação de programas como Condomínio Sustentável, Programa de Identificação das Fontes de Resíduos Marinhos, Lei da Cultura Oceânica, Programa de Identificação das Nascentes, Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), Plano de Ação Climática de Santos (PACs), Ecofábrica Criativa, Saneamento em Comunidades Isoladas, Composta Santos, Água Viva, Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana, Programa Beco Limpo e Plano Municipal de Educação Ambiental.

Foco nas pessoas

O prefeito Rogério Santos destacou que a primeira colocação no Prêmio Band Cidades Excelentes representa "um reconhecimento em nível estadual do que estamos fazendo na cidade, e que atesta a nossa preocupação e trabalho com foco nas pessoas, no meio ambiente e nos recursos naturais".

Segundo o prefeito, "o prêmio representa tudo isso que nossa cidade vem fazendo, desde sua fundação, passando por Saturnino de Brito, a construção do Emissário Submarino e os investimentos em saneamento básico", disse.

Rogério Santos afirmou ainda que "temos desafios pela frente na área de mudanças climáticas, e precisamos seguir com obras de contenção nos morros, na macrodrenagem, entre outras ações, para manter e melhorar a qualidade de vida no Município", finalizou.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!