FACILIDADE

Santos: construção de rampa para bicicletas na passarela da Alfândega é aprovada

Obras devem começar dia 1º de setembro, segundo a Autoridade Portuária de Santos

Da redação
Publicado em 01/08/2023, às 10h08 - Atualizado às 10h19

FacebookTwitterWhatsApp
Projeção de como será a rampa para ciclistas na passarela da Alfândega Santos: construção de rampa para bicicletas na passarela da Alfândega é aprovada - Divulgação/APS
Projeção de como será a rampa para ciclistas na passarela da Alfândega Santos: construção de rampa para bicicletas na passarela da Alfândega é aprovada - Divulgação/APS

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) aprovou, a pedido da Autoridade Portuária de Santos (APS), a construção de uma rampa para o acesso de bicicletas à passarela que faz a travessia de acesso ao cais santista, ao lado da Alfândega, que passa por cima da avenida Perimetral da margem direita. 

De acordo com a APS, a rampa vai atender os ciclistas de maneira contínua e vai garantir a acessibilidade.  A obra, que será realizada pela empresa Rumo, visa terminar com o problema enfrentado pelos ciclistas que utilizam diariamente a passarela, construída pela mesma empresa em 2022. O presidente da APS, Anderson Pomini, recebeu a confirmação da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), de que as obras terão início dia 1º de setembro.

Atualmente, diversos ciclistas utilizam o elevador para entrar e sair da passarela, devido à inclinação da canaleta de condução das bicicletas, que fica junto às escadas. Os ciclistas não conseguem empurrá-las na subida nem as segurar na descida.

Também segundo a APS, os elevadores têm sido alvo de atos de vandalismo. A APS tem realizado reparos constantes nos elevadores, provocados por esses atos de vandalismo, como o ocorrido no dia 27 de julho.

Para resolver este e outros problemas, a APS disse que vai implantar um plano de contingência, com a presença de monitores devidamente treinados, em regime de 24 horas, para atender o público que utiliza o equipamento.

A expectativa da atual gestão da APS é que a rampa resolva o problema de acesso dos ciclistas que chegam e retornam de Vicente de Carvalho pelas barcas do Departamento Hidroviário (DH).

*Com informações de Autoridade Portuária de Santos

Leia também: Mutirão em Santos é chance para superendividados renegociar débitos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!