Ciclovias e ecopontos conquistaram para Santos dois prêmios, no ‘I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria’. Além dos dois programas, foi apresentado o projeto do hotsite Árvores de Santos, todos implantados pela prefeitura. Segundo o prefeito João Paulo Papa (PMDB), “a realização de ações com vistas à sustentabilidade constituem meta irreversível, uma responsabilidade social.” O evento, realizado de 27 a 29 de março, em Brasília (DF), foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com o Sebrae e governo federal e contou com cerca de quatro mil participantes, entre ministros, prefeitos, secretários municipais, técnicos e gestores públicos.
Ciclovias A ampliação da malha cicloviária obteve a 2ª colocação no quesito de 'Programa de Mobilidade Sustentável e Qualidade de Ar'. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Alexandre Nunes “o foco principal foram as ciclovias da av. Ana Costa e do Canal 1, cujos projetos urbanístico e paisagístico contemplam 15.500 m² de áreas verdes.” Somando essas duas ciclovias, a cidade possui 27,9 km de faixas exclusivas para ciclistas. Com o projeto de construção de mais um equipamento na av. Nossa Senhora de Fátima, com 3.260m, o espaço para o trânsito de bicicletas saltará para mais de 30 km.
Extensão A área destinada a este tipo de transporte localiza-se na orla, do Parque Municipal Roberto Mário Santini até a av. Mário Covas Jr. (Ponta da Praia), com 7.874m. Nas avenidas Francisco Glicério e Afonso Pena, a pista é de 6.250m. Já na ciclovia da av. Mário Covas Jr., a extensão é de 3.050m.: da praça Dutra Vaz (em frente à Santa Casa) até a Praça dos Andradas, passando pelo túnel, são 1.600m; na av. Martins Fontes, 1.680m; e na av. Rangel Pestana, mais 476m. No lixo certo No total, 16 municípios receberam o troféu 'Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana'. Um deles foi sobre os ecopontos de Santos para descarte de materiais e componentes eletrônicos, que ganhou menção honrosa. A cidade, que já contava com 10 postos de arrecadação de resíduos eletrônicos, no começo deste ano recebeu mais três.
Toneladas Desde o início da ação, há pouco mais de 14 meses, já foram recolhidas 40 toneladas, entregues à empresa Reciclo Ambiental. Entre os materiais que devem ser descartados nos ecopontos estão celulares, DVDs, computadores e monitores, entre outras peças inservíveis.
Comentários