TECNOLOGIA NO TRÂNSITO

Santos começa a usar drone para monitorar trânsito a partir de segunda (29)

Recurso tecnológico fará o monitoramento de trânsito na área da Alemoa Industrial

Da redação
Publicado em 27/08/2022, às 19h15 - Atualizado às 21h43

FacebookTwitterWhatsApp
Recurso tecnológico fará o monitoramento de trânsito na área da Alemoa Industrial Trânsito em Santos - Divulgação PMS
Recurso tecnológico fará o monitoramento de trânsito na área da Alemoa Industrial Trânsito em Santos - Divulgação PMS

Um drone passará a ser utilizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) para o monitoramento do trânsito na área da Alemoa Industrial, a partir de segunda-feira (29). O uso do equipamento vai agilizar a identificação de ocorrências que venham a afetar a circulação de veículos pelo bairro e ocasionem tráfego lento ou bloqueio de vias.

“Esse é mais um recurso tecnológico que vamos inserir para auxiliar na melhoria do trânsito”, diz o presidente da companhia, Antônio Carlos Silva Gonçalves. Ele destaca que o grande desafio da CET é melhorar a mobilidade, com segurança para os usuários e, para isso, está agregando cada vez mais tecnologia ao seu trabalho.

A área da Alemoa Industrial conta com 13 km de vias e concentra empresas retroportuárias, recebendo intensa circulação de caminhões. “Quando há alguma interferência na fluidez do tráfego, muitas vezes é difícil detectar o ponto exato da origem do problema. Com o drone, teremos a possibilidade de observar o bairro pelo alto e esse diagnóstico será rápido”.

Santos começa a usar drone para monitorar trânsito a partir de segunda (29) Trânsito em Santos (Divulgação PMS)

O drone foi doado à CET pela Associação de Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA). O equipamento é um Mavic Pro e está regularmente registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Tem autonomia para 40 minutos e quatro operadores de tráfego foram treinados para manuseá-lo.

“Sempre que observarmos algum indício de ocorrência, já acionaremos o drone para detectar onde ocorre o gargalo que está prejudicando o trânsito e isso permitirá definir, de forma ágil, a operação para equacionar a situação”, ressalta o gerente operacional da CET, Milton Duarte Antunes.

Conforme salienta, essa tecnologia servirá também para o monitoramento preventivo. “Por exemplo, quando houver uma previsão de demanda de maior tráfego na Alemoa Industrial, o que em geral ocorre conforme o aumento da movimentação de contêineres no porto”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!