Ciclistas que seguem no sentido Ponta da Praia/ José Menino são obrigados a desviar do obstáculo ou ‘saltar’ a rampa
A cidade de Santos tem uma das maiores malhas cicloviárias da Baixada Santista, portanto, o trabalho de manutenção tem que ser frequente. Num dos locais de grande movimentação de bicicletas na cidade - orla da praia - um obstáculo chama a atenção. Localizado bem perto do cruzamento das avenidas Conselheiro Nébias e Vicente de Carvalho, na praia do Boqueirão, uma rampa - um desnível, o piso de concreto estourou pra cima, na pista sentido Ponta da Praia / José Menino - tem colocado em perigo os ciclistas que trafegam na região.
A reportagem do Portal Costa Norte notou o problema na manhã de domingo (29), dia em que muitas pessoas utilizam o local. Na hora em que se aproximam do obstáculo, os ciclistas têm duas opções, e a decisão tem que ser rápida: ou entram na faixa contrária de fluxo - podendo colidir com quem pedala no sentido contrário - ou passam por cima do desnível. Dependendo da velocidade do ciclista, o salto é inevitável.
Na segunda-feira (30), dia em que muitos trabalhadores usam a ciclovia, a reportagem voltou ao local e gravou imagens. Uma seta e a palavra rampa foram desenhadas de forma improvisada no chão, mas não havia uma sinalização oficial - conforme o código de trânsito (CTB) - para alertar os ciclistas. O risco de acidente é iminente.
Procuramos a prefeitura de Santos para saber quando o local será consertado e por que não há sinalização para chamar a atenção dos frequentadores do local. A administração informou que o serviço será executado amanhã (31), e que o prazo para finalização do conserto é de três dias. A assessoria também afirmou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET - Santos) já providenciou sinalização emergencial no local.
Comentários