MUDANÇAS DA VIRADA

Santos cancela queima de fogos nos canais 1 e 2 devido ao mau tempo

Cancelamento anunciado pela prefeitura de Santos considera a alta da maré e mar agitado, que comprometeram o posicionamento das balsas

Redação
Publicado em 31/12/2023, às 20h16

FacebookTwitterWhatsApp
Defesa Civil informou que o sentido de orientação das ondas mudou de direção, afetando a queima de fogos planejada - Arquivo/Prefeitura de Santos
Defesa Civil informou que o sentido de orientação das ondas mudou de direção, afetando a queima de fogos planejada - Arquivo/Prefeitura de Santos

A prefeitura de Santos anunciou, na noite deste domingo (31), o cancelamento da queima de fogos nos canais 1 e 2, devido à alta da maré e mar agitado, com ondas de até três metros. Segundo informou, essas más condições comprometeram o posicionamento das balsas com fogos de artifício, provocando mudanças que afetaram a programação do show pirotécnico. 

“Segundo informou a Defesa Civil, o sentido de orientação das ondas mudou de direção, atingindo com maior intensidade o sentido sul da orla de Santos. A ancoragem das balsas ficou inviável, entre o canal 3 e emissário submarino. Por isso, a empresa responsável pelo evento reposicionou seis das dez embarcações entre os canais 3 e 6 - faixa na qual a maré apresenta condições de estabilidade para o disparo dos fogos”, afirmou em comunicado.

Ainda, a prefeitura destacou que o tempo de queima de fogos será mantido em 14 minutos nas seis balsas mantidas, a depender também das condições na virada do ano. Conforme ressaltou, as atrações musicais foram mantidas. O acionamento dos artefatos, informou, é feito de maneira remota, via satélite, por isso, dispensa a presença de profissionais nas balsas. 

Outras cidades

Neste domingo (31), outras cidades tiveram problemas com relação aos fogos instalados em balsas. Em Praia Grande, por volta das 13h, uma das cinco embarcações teve os artefatos jogados ao mar devido à força da maré, na área do bairro Tupi.

No início da noite, a prefeitura de Guarujá anunciou que, por orientação da Capitania dos Portos, cancelou a queima de fogos na balsa instalada na praia de Pitangueiras, no entanto, manteve a queima dos artefatos montados em outras estruturas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!